Resultados Módulo II
Módulo II

A aplicação do Módulo II iniciou no dia 17 de setembro de 2019, onde contou com um total de 42 colaboradores, composto por 07 docentes (tutores), 01 técnico administrativo e 34 discentes, sendo 21 desses discentes facilitadores do curso.

 

Todas as aulas ocorreram no prédio do ICET (Instituto de Ciência, Engenharia & Tecnologia), com as aulas teóricas no Auditório e as aulas práticas, no Laboratório de Engenharia Civil, nas terças, quartas e quintas-feiras das 18h30min às 20h30min. A carga horária total do curso foi de 64 horas, realizadas em um total de 12 semanas.

As aulas teóricas, tiveram aplicação de exercícios voltados para o dia a dia dos cursistas, atividades como planejamento e entendimento do cronograma físico-financeiro, interpretação do boletim de sondagem, projetos estruturais, instalações hidrossanitárias e instalações elétricas, além de vídeos com inovações e técnicas de acabamento e materiais de edificações, como também sobre as normas e palavras técnicas que são usadas pelos engenheiros.

 

Nas aulas práticas, os cursistas fizeram o ensaio de abatimento do concreto, conhecido como slump test, preparação de traço, teste da resistência a compressão em corpo de prova cilíndrico, como também o conhecimento dos nomes técnicos e funções das peças que compõem a instalação hidrossanitária de uma edificação.

 

Em meio às aulas do curso, no dia 26 de outubro de 2019, foi comemorado o dia do Trabalhador da Construção Civil, onde os cursistas foram homenageados pelo projeto, afinal os nossos cursistas são trabalhadores que estavam determinados buscando conhecimento em sua área, e que realizam os sonhos dos seus clientes, pois assim como a planta é o projeto de uma construção civil, o sonho é um projeto de construção da vida.

 

 

Nesse módulo, foi firmada a parceria com a Empresa Melius Júnior, constituída por discentes da UFVJM e sediada no prédio do ICET, o qual permitiu um cadastro profissional dos alunos do curso com a finalidade de possíveis realocamentos da mão de obra dentro do mercado de trabalho de Teófilo Otoni-MG.

 

 

Igualmente como no módulo I, nesse módulo II tivemos o critério de 75% de frequência para a disponibilização do certificado de conclusão do curso. Assim, no dia 28 de novembro do ano de 2019, afim de proporcionar o encerramento, foi realizada uma palestra motivacional proferida pelo técnico administrativo Luciano Pereira, que compõe o quadro de integrantes do projeto, como também a entrega dos certificados para 36 cursistas (comprovando a participação ao longo do curso), além da confraternização final com todos os envolvidos.

 

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +