O Construção +

O projeto Construção + surgiu no ano de 2018 constituído inicialmente por 6 (seis) professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), lotados no Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) e por 5 (cinco) discentes, em sua totalidade matriculados no curso de engenharia civil da mesma instituição.

 

Classificado na categoria de extensão, o Construção + surgiu da necessidade deste pilar da educação ser mais evidente na comunidade de Teófilo Otoni, em específico, com o direcionamento para a área da construção civil, a partir dos cursos de engenharia do ICET. Inspirados nas aulas de capacitação do CIPMOI/UFMG e PROGEST/CEFET – Minas, os coordenadores do projeto propuseram a criação de cursos de requalificação dos trabalhadores da construção civil para a sociedade local, sem formação técnica (pedreiros, carpinteiros, almoxarifes, ajudantes, pintores, armadores, mestre de obras etc.), a partir do acesso desses profissionais a informações teóricas e práticas ministradas por discentes voluntários (facilitadores) e orientados por professores (tutores) da nossa instituição. Logo, a justificativa para o nome do projeto: tornar os conceitos da construção civil acessíveis a todos e com didática e qualidade inquestionáveis, de forma gratuita.

 

No primeiro semestre de 2019, ocorreu o primeiro módulo do Construção +, ou primeira etapa, que fora constituída por aulas com disciplinas consideradas básicas: Noções de Informática, Matemática Básica Aplicada à Construção, Física Básica Aplicada à Construção, Interpretação de Projetos Arquitetônicos, Gestão da Qualidade e Produtividade na Construção Civil e Noções de Higiene e Segurança do Trabalho. As aulas sucederam no período noturno e no prédio da ACETO (Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni), no centro do município, com o propósito de facilitar a locomoção dos cursistas. Nesta época, o Construção + já havia ampliado o seu número de facilitadores, para um total de 9 (nove), sendo 12 (doze) cursistas concluintes no módulo discorrido.

 

Para o segundo módulo, realizado no segundo semestre do mesmo ano, as disciplinas oferecidas tinha um conteúdo mais aplicado e prático dentro da construção civil: Planejamento e Organização de Obras, Conceitos Básicos e Interpretação de Projeto de Fundações, Concreto e Suas Aplicações, Técnicas e Materiais para Acabamento de Edificações, Interpretação de Projeto Estrutural, Interpretação de Projetos de Instalações Elétricas e Interpretação de Projetos de Instalações Hidrossanitárias. Para o referido módulo, as aulas foram ministradas no próprio campus, no prédio do ICET, com a necessidade de atrair mais a comunidade para o interior da universidade, não se detendo em barreiras físicas. Já neste estágio do Construção +, o mesmo contava com a participação de vinte e um (21) facilitadores, sete (7) tutores e um (1) técnico de laboratório, além da atuação de 3 (três) comissões que assessoravam as atividades do projeto: marketing, acervo técnico e pesquisa. No segundo módulo, 36 (trinta e seis) foram os cursistas certificados.

Atualmente o projeto está no terceiro módulo, no primeiro semestre de 2020, com cursos na modalidade presencial e ensino a distância (EaD) e com um público - alvo mais diversificado, contando com todos aqueles apaixonados pela construção civil.

 

Por fim, o Construção + tem profunda gratidão por todos aqueles que passaram por aqui, entre tutores, cursistas e facilitadores, em especial, estes últimos, por serem o “coração” do projeto e doarem seu tempo e atenção para compartilharem os conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica à comunidade de Teófilo Otoni e região.

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +