Você sabe o que é Retrofit?

Escrito por Dayane Nunes sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa

Figura 1 – Retrofit

Fonte: Google imagens


Retrofit é o nome dado no processo de transformação e modernização de construções já “ultrapassadas”, antigas ou fora das normas. Uma repaginação no visual, ajustes técnicos ou adaptações, aumentando a vida útil do imóvel e revitalizando, trazendo conforto para seus usuários.


Com o passar dos anos edificações vão se desgastando e perdendo o valor, criando a necessidade de reabilitação do espaço. Com isso, o retrofit é a melhor solução para atualizar o local, o profissional especializado faz uma avaliação para ver se suporta as atualizações e logo após cria um novo projeto encima da construção já existente, seguindo os mesmos conceitos, porém adotando novas tecnologias, recursos, materiais e soluções.


O maior objetivo do Retrofit é fazer reparos e modernizar edificações, atualizando as instalações hidráulicas, elétricas, revestimentos, estrutura e principalmente a fachada. Dando um ar de modernidade, trazendo vida, tecnologia e segurança, sem mexer com as características originais do ambiente.


As vantagens do Retrofit, é a valorização do imóvel no mercado imobiliário, criação de instalações mais modernas e customizada, o aumento da sustentabilidade da construção e a revitalização do espaço urbano.


Este não é um desenvolvimento barato pois seguir e deixar a edificação com a mesma essência, porém moderno em algumas vezes sai mais caro do que um nova construção ou reforma, pois é necessário profissionais especializados, seguir normas rígidas e ter uma maior tenção na escolha dos materiais a serem utilizados.

É um processo que vem ganhando cada vez mais espaço e demanda no mercado, pois busca eficiência e adaptação geográfica do imóvel. E muito utilizada em áreas tombadas, sendo aliada ao desenvolvimento das cidades.


Gostou do post?

Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!

Referências:

O que é Retrofit? Descubra Se Vale a Pena Investir. Viva decora, 2020. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/retrofit/. Acesso em : 13/01/2021.


BARRIENTOS, M. I. G. G.; QUALHARINI, Eduardo L. Retrofit de construções: metodologia de avaliação. In: Conferência Latino-americana de Construção Sustentável: ENTAC, S. Paulo, Brasil. 2004.




11 visualizações0 comentário

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +