Você sabe o que é a altura da edificação ao fazer um projeto de Prevenção e Combate a Incêndio?
Atualizado: 12 de set. de 2020
Escrito por Thais Mayara Rodrigues Gomes sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.
Em projeto arquitetônico, quando falamos da altura da edificação estamos nos referindo à altura total do edifício, do térreo à cobertura, já em Projeto de Combate a Incêndio (PCI) essa medida é diferente. Segundo a Instrução Técnica (IT) Nº 02 de Terminologia de Proteção Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais, no tópico 4.13, a altura da edificação ou altura descendente é:
“ A medida em metros entre o ponto que caracteriza a saída ao nível de descarga, sob a projeção do paramento externo da parede da edificação, ao piso do último pavimento, excluindo o ático, casa de máquinas, elevação para acessar equipamentos industriais, barrilete, reservatório d'água, pavimento superior da cobertura - duplex - e assemelhados; havendo mais de um nível de descarga em uma edificação, a altura a ser considerada será a menor.”
Sendo assim, a altura a ser considerada envolve o ponto de saída ao nível de descarga até o piso do último pavimento de utilização, ou seja, considera-se o último pavimento em que haja a presença de usuários, descartando locais em que estes não ocupem como casa de máquinas, ático, entre outros.
Confira o exemplo abaixo:

Caso você não seja do estado de Minas Gerais é aconselhável consultar a IT do Corpo de Bombeiros do seu estado, pois pode haver alguma variação de conceito ou complemento ao mesmo.
Gostou do nosso post?
Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!
REFERÊNCIAS
CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Instrução Técnica nº 02/2017: terminologia de proteção contra incêndio e pânico. Disponível em: http://www.bombeiros.mg.gov.br/component/content/article/471-instrucoes-tecnicas.html. Acesso em: 05 ago. 2020.
Posts recentes
Ver tudoEscrito por Gabryella Lucas Azevedo, bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e graduanda em Engenharia Civil pela mesma instituição. De