GRANDES ESTRUTURAS: Construções Modulares

Atualizado: Set 26

Vamos conhecer um pouco mais sobre Construção Volumétrica Pré-fabricada


Escrito por Gilson Rodrigues de Souza sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.

Prefabricated Prefinished Volumetric Construction, da tradução: Construção Volumétrica Pré-fabricada, também conhecido como PPVC, difere dos tipos convencionais de pré-fabricação tão difundidos atualmente, os quais baseiam-se em montar as estruturas da construção, sejam elas concreto armado, metálicas, poliméricas, etc., e posteriormente a fase arremate com o acabamento.


As estruturas PPVC são baseadas em módulos que se combinam para formar uma estrutura. Essas estruturas são mais que simplesmente vigas, pilares, ou lajes pré-montadas, são espaços completos como salas comerciais, quartos, cozinhas, banheiros, áreas de serviços, tudo isso com sistemas elétricos e instalações hidráulicas, instituídos antes de chegar aos canteiros de obras.


A produção externa desses módulos e sua montagem no local da obra, traz inúmeros benefícios, como a redução de custos da construção, a diminuição de erros patológicos advindos do grande espaço temporal da execução de obras convencionais, a redução da poluição de ruídos nos locais de obras, que geralmente situam-se em grandes centros urbanos e a forte pegada “verde” da construção sustentável, visto que as taxas de desperdícios são drasticamente reduzidas, pois sua montagem é feita de maneira limpa, evitando grandes desperdícios de água.


As estruturas PPVC, podem ir desde a construções residenciais de pequeno porte, como também a gigantescas estruturas. Sendo assim, dadas as suas possíveis complicabilidade para se usar esses sistemas, deve-se fazer diversas considerações.


Segundo a Building and Construction Authority, há três pontos a se considerar, sendo o envolvimento inicial do contratado para viabilizar informações e técnicas eficazes de PPVC (exemplo, a escolha do material ditará o tamanho e o número de módulos no projeto, pois o peso é uma consideração importante para o içamento dos módulos), o gerenciamento de gestão da fábrica ao canteiro de obras, pois não é prático o armazenamento de módulos nos canteiros, mas sim um modelo Just In Time (chegar e montar) é mais viável e interessante, e por fim uma correta manutenção após a entrega das obras, onde é recomendado que os proprietários contratem um empreiteiro de renovação, que usem de mecanismos avançados de ferramentas para tal manutenção.


Dois grandes exemplos de construção modular, (talvez os maiores) são edifícios Clement Canopy e o Tower B2 localizados em Singapura e Nova York, respectivamente.

Figura 1 – Edifício Clement Canopy

Fonte: ArckDaily, 2019.

Clement Canopy, o edifício modular mais alto do mundo, com duas torres de 40 andares e 505 apartamentos de luxo. Cada torre tem 140 metros de altura. São 1.899 módulos, com peso variando entre 16 e 29 toneladas


Figura 2 - Tower B2

Fonte: 6sqft, 2016.

O prédio Tower B2 utilizou 930 módulos construídos na fábrica do Navy Yard. Com 32 andares no complexo Pacific Park no Brooklyn.


Gostou do nosso post?!

Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!

REFERÊNCIAS


ARCHITECTS, ADDP. Cingapura constrói prédio mais alto do mundo em pré-fabricado. Entrevista concedida a Altair Santos. Portal Itambé, agosto de 2020. Disponível em: https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/cingapura-constroi-predio-mais-alto-do-mundo-em-pre-fabricado/. Acesso em: 22 set 2020.

BUILDING AND CONSTRUCTION AUTHORITY, Prefabricated Prefinished Volumetric Construction (PPVC), BuildSG, 2020. Disponível em: https://www1.bca.gov.sg/buildsg/productivity/design-for-manufacturing-and-assembly-dfma/prefabricated-prefinished-volumetric-construction-ppvc. Acesso em: 22 set 2020.

CEZARIO R.; Edifício modular mais alto do mundo fica pronto em Singapura. Revista UFW, Ano III, 2019. Disponível em: https://universomovieforward.com/2019/07/03/edificio-modular-mais-alto-do-mundo-fica-pronto-em-singapura/. Acesso em: 22 set 2020.

EDIFÍCIOS modulares mais altos do mundo são concluídos em Singapura. ArckDaily, 2020. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/920618/edificios-modulares-mais-altos-do-mundo-sao-concluidos-em-singapura. Acesso em: 22 set 2020.

TOWER B2. 6sqft, 2016. Disponível em: https://www.6sqft.com/developer-of-worlds-tallest-prefab-tower-is-exiting-the-modular-business-selling-tech-to-former-executive/. Acesso em: 22 set 2020.

18 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +