top of page

Uma Breve História das Engenharias

Escrito por Marcos Pereira dos Santos, estudante de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)


Hoje, 25/10, é dia do Engenheiro Civil e da Construção, mas você sabe quando foi que a Engenharia surgiu na vida do ser humano? Hoje a Engenharia está presente nas nossas vidas em diversas formas e aspectos. Afinal, o que é a Engenharia se não a aplicação dos métodos científicos nos recursos naturais em busca de benefícios desde dentro de casa até as indústrias e além?


Figura 1 – O fogo é fruto da Engenharia

Fonte: Nova Escola, s.d.


Dede o início da humanidade, a Engenharia se faz presente. Por exemplo, o fogo é um marco histórico do desenvolvimento da espécie humana e é também um marco à Engenharia. Afinal, o ser humano começou a manipular um recurso natural (a madeira) em pró do conforto humano (térmico e alimentar) (PINHEIRO, 2020). O fogo provocou uma transformação na vida dos hominídeos, que puderam ficar no abrigo das cavernas protegidos contra os animais, os outros seres humanos e contra o frio. Foi possível assar os alimentos e isso facilitou a digestão e absorção de maior quantidade de nutrientes (HIGA, 20--).

O surgimento da Engenharia é, de fato, bem antigo. Contudo, com os profissionais da engenharia, isto é, os engenheiros propriamente ditos, não foi bem assim. Provavelmente esse papel era exercido por pessoas que se dedicavam a diversas áreas do conhecimento, como a Arquitetura, a Filosofia e a Medicina. Apesar disso, é possível notar o poder dela em obras antigas como as pirâmides do Egito, nos Jardins Suspensos da Babilônia e no Parthenon (PINHEIRO, 2020). A propósito, o primeiro engenheiro que deixou registros na História foi Imhotep, funcionário do faraó Djoser que projetou sua pirâmide por volta de 2.630 a.C. É importante destacar que ele também foi considerado o primeiro arquiteto da História (INSTITUTO DE ENGENHARIA, 20--.).


Figura 2 – Construção Civil

Fonte: Ilhe Engenharia, 2018.


A Engenharia só se tornou independente de outras áreas do conhecimento, na Europa, com o início do Iluminismo devido às novas demandas e avanços tecnológicos provocados pela retomada intensa dos estudos da Matemática e das Ciências Naturais. A Engenharia Civil desenvolveu-se primeiramente na França, por exemplo (PINHEIRO, 2020). Hoje, há diversas engenharias e muitas novas estão por surgir. Esse foi um breve resumo a fim de dar parabéns principalmente aos profissionais da Engenharia Civil e da Construção.


REFERÊNCIAS:


Como surgiu a Engenharia. Instituto de Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2019/03/29/como-surgiu-a-engenharia/. Acesso em: 25 out. 2021.


ILHE ENGENHARIA. Disponível em: https://ilheengenharia.com.br/fiscalizacao-de-obras-de-engenharia-civil-em-londrina-e-norte-do-parana/. Acesso em 25 out 2021.


HIGA, Carlos César. Período Paleolítico. Brasil escola, 20--. Disponível em: https://m.brasilescola.uol.com.br/historiag/paleolitico.htm. Acesso em: 21 out. 2021.


NOVA ESCOLA. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8997/o-dominio-do-fogo. Acesso em: 25 out. 2021.


PINHEIRO, Caio. Afinal, como surgiu a Engenharia. UNILAVRAS, 2020. Disponível em: htthttps://unilavras.edu.br/2020/12/08/como-surgiu-a-engenhari/. Acesso em: 25 out. 2021.

258 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page