Tipos de claraboia
Atualizado: 7 de jul. de 2020
Escrito por Thais Mayara Rodrigues Gomes sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.
A claraboia é um elemento arquitetônico que permite a entrada de luz natural em um ambiente por meio de uma abertura na cobertura da edificação (iluminação zenital), e que também pode auxiliar na ventilação, caso seja totalmente aberta.
Pode ser instalada em qualquer cômodo, mas é mais comumente utilizada em locais que não possuem janelas, como hall de escadas, corredores, ou mesmo em locais com janelas pequenas. Também é bastante utilizada em locais de convivência e passagem.
Por permitir maior entrada de luz em um ambiente e, portanto, menor necessidade do uso de iluminação artificial durante o dia, o uso deste elemento em um projeto reflete na economia de energia elétrica.
Além da funcionalidade, o uso da claraboia tem um caráter estético e pode ser visto em obras dos estilos mais variados. Porém, ao se utilizar deste elemento em um projeto é necessário atenção para que a abertura não permita uma passagem excessiva de luz que prejudique o conforto dentro do ambiente e as funções do mesmo. Outro fator a se pensar é a privacidade para os moradores.
Existem diversos tipos de claraboias com funcionalidades e estéticas diferentes entre si. Alguns tipos de claraboia são: a tubular, o shed, o lanternim, a cúpula, o átrio e a claraboia comum.
Claraboia tubular
Na claraboia tubular a luz é refletida através de um pequeno túnel interno. São também chamadas de túneis de luz.
Figura 1 - Claraboia tubular

Fonte: Dicas, 2020.
Shed
É um tipo de claraboia que apresenta uma inclinação, e por isso fornece uma iluminação indireta. É necessário que sua abertura seja voltada para o sul. Sua utilização se dá, geralmente, em galpões e fábricas.
Figura 2 - Shed

Fonte: Gosta, 2018.
Lanternim
Aberturas sobressalentes em relação à parte superior do telhado com duas faces opostas que permitem a passagem de luz. Devem ser orientadas no sentido norte-sul. Muito utilizado em locais que possuem pé-direito alto.
Figura 3 - Lanternim

Fonte: Teixeira, 2020.
Cúpula
É uma claraboia plana de formato arredondado.
Figura 4 - Cúpula

Fonte: Conheça, 2020.
Átrio
Claraboia muito utilizada no centro de ambientes e que apresenta formato piramidal.
Figura 5 - Átrio

Fonte: Tamires, 2017.
Claraboia comum
Abertura plana na cobertura com uso de material semitransparente.
Figura 6 - Claraboia

Fonte: Ana, 2018.
Gostou do nosso post?
Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!
REFERÊNCIAS
ANA. Claraboia: Aproveite a Iluminação Natural Na Sua Casa +29 Inspirações. VivaDecoraBLOG, 2018. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/revista/claraboia/. Acesso em: 12 de jun. de 2020.
CONHEÇA mais sobre a claraboia e escolha a sua. GetNinjas. Disponível em: https://www.getninjas.com.br/guia/reformas-e-reparos/pedreiro/conheca-mais-sobre-claraboia-e-escolha-sua/. Acesso em: 12 jun. 2020.
DICAS para aproveitar a luz natural de forma de inteligente. Blog ABB + Perto, 2020. Disponível em: https://loja.br.abb.com/+Perto/post/dicas-para-aproveitar-a-luz-natural-de-forma-de-inteligente. Acesso em: 12 jun. 2020.
GOSTA de luz natural? Saiba como a iluminação zenital pode transformar um ambiente. VivaDecoraPro, 2018. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/pro/iluminacao/iluminacao-zenital/. Acesso em: 12 jun. 2020.
TAMIRES, Ana. Clarabóia, entenda sobre o assunto! . PS DO VIDRO, 2017. Disponível em: https://www.psdovidro.com.br/claraboia-entenda-sobre-o-assunto/. Acesso em: 12 jun. 2020.
TEIXEIRA, Cassiana. Saiba mais: Iluminação Zenital. Arquiteture. Disponível em: http://arquiteturemais.com.br/saiba-mais-iluminacao-zenital/. Acesso em: 12 jun. 2020.
Posts recentes
Ver tudoEscrito por Gabryella Lucas Azevedo, bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e graduanda em Engenharia Civil pela mesma instituição. De