Tipos de claraboia

Atualizado: Jul 7

Escrito por Thais Mayara Rodrigues Gomes sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


A claraboia é um elemento arquitetônico que permite a entrada de luz natural em um ambiente por meio de uma abertura na cobertura da edificação (iluminação zenital), e que também pode auxiliar na ventilação, caso seja totalmente aberta.


Pode ser instalada em qualquer cômodo, mas é mais comumente utilizada em locais que não possuem janelas, como hall de escadas, corredores, ou mesmo em locais com janelas pequenas. Também é bastante utilizada em locais de convivência e passagem.


Por permitir maior entrada de luz em um ambiente e, portanto, menor necessidade do uso de iluminação artificial durante o dia, o uso deste elemento em um projeto reflete na economia de energia elétrica.


Além da funcionalidade, o uso da claraboia tem um caráter estético e pode ser visto em obras dos estilos mais variados. Porém, ao se utilizar deste elemento em um projeto é necessário atenção para que a abertura não permita uma passagem excessiva de luz que prejudique o conforto dentro do ambiente e as funções do mesmo. Outro fator a se pensar é a privacidade para os moradores.


Existem diversos tipos de claraboias com funcionalidades e estéticas diferentes entre si. Alguns tipos de claraboia são: a tubular, o shed, o lanternim, a cúpula, o átrio e a claraboia comum.


Claraboia tubular


Na claraboia tubular a luz é refletida através de um pequeno túnel interno. São também chamadas de túneis de luz.


Figura 1 - Claraboia tubular

Fonte: Dicas, 2020.


Shed


É um tipo de claraboia que apresenta uma inclinação, e por isso fornece uma iluminação indireta. É necessário que sua abertura seja voltada para o sul. Sua utilização se dá, geralmente, em galpões e fábricas.


Figura 2 - Shed

Fonte: Gosta, 2018.


Lanternim


Aberturas sobressalentes em relação à parte superior do telhado com duas faces opostas que permitem a passagem de luz. Devem ser orientadas no sentido norte-sul. Muito utilizado em locais que possuem pé-direito alto.


Figura 3 - Lanternim

Fonte: Teixeira, 2020.


Cúpula


É uma claraboia plana de formato arredondado.


Figura 4 - Cúpula

Fonte: Conheça, 2020.


Átrio


Claraboia muito utilizada no centro de ambientes e que apresenta formato piramidal.


Figura 5 - Átrio

Fonte: Tamires, 2017.


Claraboia comum


Abertura plana na cobertura com uso de material semitransparente.


Figura 6 - Claraboia

Fonte: Ana, 2018.


Gostou do nosso post?


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS


ANA. Claraboia: Aproveite a Iluminação Natural Na Sua Casa +29 Inspirações. VivaDecoraBLOG, 2018. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/revista/claraboia/. Acesso em: 12 de jun. de 2020.


CONHEÇA mais sobre a claraboia e escolha a sua. GetNinjas. Disponível em: https://www.getninjas.com.br/guia/reformas-e-reparos/pedreiro/conheca-mais-sobre-claraboia-e-escolha-sua/. Acesso em: 12 jun. 2020.


DICAS para aproveitar a luz natural de forma de inteligente. Blog ABB + Perto, 2020. Disponível em: https://loja.br.abb.com/+Perto/post/dicas-para-aproveitar-a-luz-natural-de-forma-de-inteligente. Acesso em: 12 jun. 2020.


GOSTA de luz natural? Saiba como a iluminação zenital pode transformar um ambiente. VivaDecoraPro, 2018. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/pro/iluminacao/iluminacao-zenital/. Acesso em: 12 jun. 2020.


TAMIRES, Ana. Clarabóia, entenda sobre o assunto! . PS DO VIDRO, 2017. Disponível em: https://www.psdovidro.com.br/claraboia-entenda-sobre-o-assunto/. Acesso em: 12 jun. 2020.


TEIXEIRA, Cassiana. Saiba mais: Iluminação Zenital. Arquiteture. Disponível em: http://arquiteturemais.com.br/saiba-mais-iluminacao-zenital/. Acesso em: 12 jun. 2020.

25 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +