Tinta Solar: A nova fonte de Energia Limpa.

Escrito por Daniela Rocha Cordeiro sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa e Iara Ferreira de Rezende Costa.

Em busca de novas alternativas geradoras de energia limpa, pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), na Austrália, desenvolveram a tinta solar, também conhecida como tinta fotovoltaica, considerada uma das fontes de energia elétrica do futuro.


As tinturas fotovoltaicas geram energia a partir do vapor de água, absorvem a umidade do ambiente e utiliza a energia solar para quebrar as moléculas de água (H2O) em oxigênio (O) e hidrogênio (H). O hidrogênio então pode ser utilizado para produção de energia limpa.


Para alcançar esse resultado, os pesquisadores adicionaram à tinta solar uma substância recém-desenvolvida, o sulfureto de molibdênio sintético. Buscando uma forma similar ao gel de sílica que possui a capacidade de absorver a umidade, esse novo composto conseguiria absorver o vapor de água e ser um semicondutor e catalisador da divisão de átomos da água em oxigênio e hidrogênio.


Conforme Back, Cappel e Daeneke (2012), em seus experimentos ao misturarem o composto com partículas de óxido de titânio obtiveram uma tinta capaz de absorver a luz solar e gerar hidrogênio.


“Isso significa que a simples adição de uma nova substância pode transformar tijolos de uma parede em fonte de captação e produção de energia”, destaca os cientistas (BACK; CAPPEL; DAENEKE, 2012).

.


Figura 1: Pesquisadores com amostras da tinta solar

Fonte: CONEXÃO PLANETA

Sua fácil aplicabilidade é um dos seus grandes diferenciais, a tinta solar pode ser utilizada em qualquer lugar do mundo que tenha vapor de água no ar, mesmo em locais distantes de cursos de água. O produto pode ser aplicado sob qualquer tipo de superfície, como paredes, telhados, portões, grandes estruturas, dentre outros.


A capacidade de produção de hidrogênio torna essa tecnologia promissora, uma fonte limpa de combustível e armazenamento de energia. No entanto, essa novidade apresenta-se em fase de teste, e levará alguns anos para que possamos usufruir dessa solução que irá contribuir para evolução tecnológica e sustentável.

Gostou do post?!

Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!

REFERÊNCIAS



BACH, Udo; CAPPEL, Ute.B; DAENEKE, Torben. Oxygen-Induced Doping of Spiro-MeOTAD in Solid-State Dye-Sensitized Solar Cells and Its Impact on Device Performance. Nano Lett, v.12, n.9, pp 24925-4931, 2012. https://doi.org/10.1021/nl302509q.


CAMARGO, S. Tinta solar absorve vapor d’água e gera energia mais limpa que existe: hidrogênio. 2017. Conexão Planeta. Disponível em: https://conexaoplaneta.com.br/blog/tinta-solar-absorve-vapor-dagua-e-gera-energia-mais-limpa-que-existe-hidrogenio/.


22 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +