Telhado Verde

Escrito por Tatiane Burmann Hirle sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


Figura 1 – Telhado Verde

Fonte: Google imagens


A construção civil é um setor que traz grandes impactos para o meio ambiente, por isso, cada vez mais soluções sustentáveis vêm sendo adotadas. Como os telhados verdes que são basicamente projetos de arquitetura nos quais jardins são instalados nas coberturas de casas, escritórios ou qualquer outro tipo de construção, deixando os locais mais sustentáveis.


Inicialmente, a estrutura é impermeabilizada por meio de uma membrana à prova d’água. A seguir, é posta uma barreira contra as raízes da vegetação para que não elas prejudiquem a base quando crescerem. Então é a vez da camada responsável pela drenagem da água. Normalmente utiliza-se argila expandida, que facilita o escoamento da água, mantém o solo arejado e também impede o apodrecimento das raízes. Em seguida, é colocada uma manta geotêxtil permeável para impedir que a terra e a argila se misturem. A terra e a vegetação são colocadas em seguida. É importante que a camada de terra adubada seja de, no mínimo, 10 centímetros. Dependendo do índice pluviométrico da região, será necessário instalar um sistema auxiliar de irrigação também.


Assim os telhados verdes possuem vários benefícios para a construção civil como:

Ø Retenção da água da chuva: A vegetação e a terra ajudam a drenar as águas da chuva. Assim, contribuem de maneira bastante significativa para a diminuição de enchentes e alagamentos nas cidades. A água retida servirá para regar as plantas contribuindo para o sistema sustentável e o restante ainda poderá ser reutilizado para outros fins.


Ø Diminuição das temperaturas interna e externa: Lajes e telhas propagam altas temperaturas em grande escala. O telhado verde, por sua vez, absorve cerca de 90% mais calor que as construções tradicionais.


Ø Redução da poluição: A vegetação absorve carbono e outros gases resultantes da poluição e libera oxigênio na atmosfera. Assim, o telhado ecológico melhora a qualidade e a umidade do ar na casa e nas proximidades.


Ø Promove o reequilíbrio ambiental e a biodiversidade: Esse espaço será um miniecossistema e servirá como um habitat para pássaros, borboletas, dentre outros. Além disso, haverá maior interação entre o homem e o ambiente, melhorando a qualidade de vida.


Ø Contribui para maior durabilidade das construções: Telhados convencionais e lajes precisam de reparos de tempos em tempos por ficarem expostos diretamente ao clima e as suas variações. Ao proteger a estrutura e aumentar sua durabilidade, o telhado verde exige menos manutenção.


O telhado verde traz um modelo de inovação no mercado de construção civil. As vantagens vão muito além da estética, conforme o futuro avança novas soluções sustentáveis serão aderidas.



Gostou do post?

Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


Referências:


Arquitetura: como criar um telhado verde? Disponível em: https://ledmoveis.com.br/arquitetura-como-criar-um-telhado-verde/


ANVERSA, G. B. Telhado Verde – Vantagens e desvantagens. Disponível em: https://www.sienge.com.br/blog/telhado-verde/


23 visualizações0 comentário

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +