Solar Impulse 2: volta ao mundo

Escrito por Marina Almeida Ferreira sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


Sabemos que a energia solar possui grande potencial para abastecer residências, centros comerciais, grandes empresas e que ainda vem conquistando os automóveis, pois existe até uma competição de carros movidos à luz solar, a World Solar Challenge. Mas essa tecnologia tende também a conquistar os ares.


O Solar Impulse 2 foi o primeiro avião tripulado a dar uma volta ao mundo sem fazer uso de combustível, utilizando-se apenas da tecnologia das placas fotovoltaicas. O avião conseguiu a façanha, e um recorde, de realizar um voo de cinco dias e cinco noites cruzando o Oceano Pacífico, considerado o voo solo mais longo na história em duração.


Ao todo, mais de 17 mil células solares foram utilizadas nas asas e pesa apenas 2,3 toneladas, sendo 67 vezes mais leve que o Boeing 747 de fibra de carbono. É ainda pioneiro em ter a capacidade de sobrevoar dia e noite sem emissão alguma de poluentes, podendo permanecer no ar por tempo indeterminado.


Apesar de ter capacidade de transportar apenas um passageiro (o próprio piloto), o projeto do Solar Impulse 2 demonstra o tamanho do potencial que possui a energia solar, renovando o conceito de energia.


Figura 1 – Solar Impulse 2

Fonte: PORTAL SOLAR, 2016.


O avião partiu de Abu Dhabi em maio de 2015 e retornou em julho de 2016, realizando um total de 17 paradas. O piloto suíço Bertrand Piccard, idealizador do projeto, revezou o voo com o também suíço André Borschberg, que ao todo sobrevoaram 42.000 km, equivalendo a aproximados 20 dias no ar.


Figura 2 – Rota do Solar Impulse 2

Fonte: WHITWAM, 2015.


Gostou do nosso post?!

Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS


PORTAL SOLAR. Solar Impulse: o avião movido à energia solar. Portal Solar: 17 out. 2016. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/solar-impulse-o-aviao-movido-a-energia-solar.html. Acesso em: 23 abr. 2020.


TOLEDO, G de. Conheça o avião movido à energia solar que deu a volta no planeta. Revista Galileu: 30 set. 2016. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2016/09/conheca-o-aviao-movido-energia-solar.html. Acesso em: 23 abr. 2020.


WHITWAM, R. Solar Impulse 2 begins longest solar-powered flight ever, forced to abort. Extremetech: 02 jun. 2015. Disponível em: https://www.extremetech.com/extreme/207062-solar-impulse-2-begins-longest-solar-powered-flight-ever-forced-to-abort. Acesso em: 23 abr. 2020.

28 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +