top of page

Sistema de Irrigação de Baixo Custo

Escrito por Isaac Ramos Soares, graduando em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)


A irrigação é uma técnica de fornecimento de água que traz muitos benefícios apesar do custo de implantação. E com o auxílio da agricultura de precisão, tem se tornado cada vez mais eficaz a tomada de decisão de quando e quanto irrigar.


A irrigação é uma prática agrícola que reúne técnicas e equipamentos para suprir a deficiência de água para o cultivo. Baseia-se em fornecer a quantidade de água no solo em uma área específica e no momento correto. Desta forma, é criado um ambiente ideal para o desenvolvimento das culturas, maximizando a produção e oferecendo o menor custo ao produtor.


Por que implementar a irrigação? A irrigação não é apenas molhar o solo. Ela consiste em um cálculo da quantidade necessária de água para determinada cultura e qual será o melhor momento para ser aplicada no solo.


A irrigação traz consigo inúmeros benefícios, sendo eles:

  • Aumento da produção agrícola;

  • Aumento da oferta e regularidade de disponibilização de alimentos e outros produtos agrícolas;

  • Melhor qualidade e padronização dos produtos agrícolas

  • Potencializa insumos como fertilizantes, sementes melhoradas e defensivos;

  • Traz a possibilidade de exploração agrícola em áreas localizadas nas regiões de clima árido ou semiárido;

  • Permite abertura de novos mercados;

  • Viabiliza maior rentabilidade e menor risco de produção;

  • Segurança alimentar e nutricional, aumentando a oferta de alimentos.

Figura 1: Rendimento em condição predominantemente irrigada e não irrigada - Brasil

Agora que já sabemos as vantagens da irrigação, como podemos implementá-la com baixo custo? Para responder esta pergunta vamos olhar um pouco para a agricultura familiar, já que é a partir dela que muitas famílias brasileiras das zonas rurais tiram a sua renda.


A agricultura familiar brasileira tem importância significativa no desenvolvimento do país, sendo a base para as muitas famílias que moram no campo. Com isso, é importante desenvolver tecnologias alternativas para aprimorar os sistemas de produção para a agricultura familiar por meio do desenvolvimento de técnicas e manejo para melhorar os tratos culturais, manejo do solo e da água.


Pensando em um melhor custo x benefício para um sistema de irrigação, nos deparamos com o sistema bubbler. Comparado com a microaspersão, em 1 ha no espaçamento de 4 m x 4 m entre plantas, os custos da aquisição e instalação chegam a ser metade daqueles de sistemas de aspersão convencional que estão próximo de R$ 2.700,00 reais, numa condição de topografia plana e R$3.000,00 reais, em terreno com declividades de 2% e 4% (ALVES, 2016).


O sistema de irrigação bubbler é composto, basicamente, por uma fonte de água elevada o mínimo necessário para distribuir água gravitacionalmente pelas tubulações principal, de derivação e laterais e microtubos emissores, podendo ser utilizado fio espaguete de PVC (COELHO et al., 2017). De acordo com Delorme et. al. (2017), os microtubos aplicam água na superfície do solo com uma vazão superior aos gotejadores de superfície ou subsuperfície, mas, geralmente, inferior a 225 litros por hora, o que os tornam mais adequados para irrigação de pomares com amplas zonas radiculares ou para situações em que se exija expressiva quantidade de água num curto período de tempo.


Figura 2: Sistema bubbler


Ilustração: Eugênio Ferreira Coelho



O bubbler apresenta custo mais baixo quando comparado aos métodos de irrigação convencional de microaspersão ou gotejamento (KELLER, 1990; SOUZA; PÉREZ; BOTREL, 2006). Além disso, fatores como rusticidade, durabilidade, funcionamento com baixa pressão de serviço e necessidade de pouca mão-de-obra após a sua implantação, tornam o sistema bubbler viável economicamente para uso na agricultura familiar, bastando-se ter o cuidado com entupimentos, que podem ser resolvidos com um filtro construído com tela metálica com malha menor que o diâmetro de saída dos microtubos, instalada no flange da fonte hídrica (COELHO et al., 2012).


O sistema de irrigação bubbler foi desenvolvido no Arizona, Estados Unidos, para a agricultura familiar, por ser prático no manuseio e de baixo custo. É de fácil acesso aos produtores, pela simplicidade e preço dos materiais componentes, e pode ser usado em áreas de diferentes tamanhos, em condições planas, que são mais adequadas, e em condições de relevo acidentado desde que usando as linhas laterais e os microtubos emissores de água em nível.



Referências

ALVES, D. G.; Pinto, M. F.; B. Molle, Tomas, Ait Mouheb, S.; N., et al. Sensibility of the microtubes to obstruction by physical agents. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, v.9, n.4, p.193-203, 2015.


COELHO, E. F.; SILVA, A. J. P.; PARIZOTTO, I.; SILVA, T. S. M. Sistemas de irrigação para agricultura familiar. Cruz das Almas, BA. Dezembro, p. 1-2, 2012.


COELHO, Eugênio Ferreira et al. Sistemas e manejo de irrigação de baixo custo para agricultura familiar. Brasília, DF: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2014.


DELORME, G.; SRIVASTAVA, G.; SHANMUGASUNDARAM, M. A STATE-OF-ART Review on studies and effectiveness of micro-irrigation systems. Technology, v. 8, n. 9, p. 881-888, 2017.


KELLER, J.; BLIESNER, R. D. Sprinkler and trickle irrigation. New York: van Nostrand Reinhold, p.652, 1990.


SOUZA, José Eldione Santos de. Avaliação hidráulica de um sistema de irrigação de baixo custo (bubbler adaptado) para a agricultura familiar. 2022.


182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page