Seixo rolado como elemento de decoração

Escrito por Karolayne Gonçalves Cota sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa e Iara Ferreira de Rezende Costa.


O seixo rolado é um tipo de agregado graúdo de superfície lisa e arredondada, naturalmente encontrado no fundo de rios, mas que também pode ser feito artificialmente através da rolagem em máquinas. É muito utilizado na construção civil, tanto na fabricação do concreto, quanto como função decorativa (STEUER, et al. 2012).


Na decoração, os seixos podem ser utilizados nos jardins, caminhos ou como revestimento de paredes e pisos. Até algum tempo esses materiais eram comumente aplicados em áreas externas, entretanto, recentemente, eles tem sido cada vez mais incorporados aos projetos em ambientes internos.


O principal motivo de se utilizar os seixos com fins de decoração é que eles apresentam uma grande diversidade de tamanhos, cores e formatos, podendo compor diversos estilos de decoração.


Tratando-se das cores, geralmente as mais usadas são branco, preto e marrom. Porém, é importante considerar que a cor é um fator determinante no custo do material e que quanto mais claro for o agregado, mais elevado o seu valor.


Figura 1: Banheiro revestido com seixo em tons claros.

Fonte: VIVA Decora, 2020.


Os seixos transmitem ao ambiente conceito de natureza, garantindo a ele leveza e relaxamento. Além disso, merece destaque o seu uso como uma solução limpa, que apresenta elevada resistência à umidade e abrasão, alta durabilidade e, consequentemente, baixo custo de manutenção. A combinação de todos esses fatores tem feito com que esta opção de revestimento venha ganhando cada vez mais o gosto dos profissionais da construção e clientes.


Uma das formas de comprar os seixos são em telas, onde eles vem preparados para o assentamento. Neste caso, os seixos são colados um a um de modo a harmonizar e proporcionar um revestimento único.

Uma das vantagens de adquiri-los desta maneira é que apresentam uma maior facilidade de aplicação e redução no tempo de instalação, reduzindo o custo de mão de obra.


Figura 2: Seixo telado.


Fonte: VIVA Decora, 2020.


Gostou do nosso post?!

Curta, comente e compartilhe com seus amigos!


Referências:


PISOTERMICO. Seixos: os pedacinhos de pedras que embelezam qualquer ambiente. 2014. Disponível em: <https://pisotermico.com.br/piso-termico-tipos-de-piso-seixo>.


STEUER, I. R. W.; BARBOSA, N. de O.; da HORA, B. L. F. da ; SILVA, M. I. O. da; HOLANDA, R. M. de. Agregados da construção: estudo de caso sobre o seixo rolado utilizado no paisagismo. Recife, 2013.

Disponível em: < http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R0953-2.pd>.


VIVADecora. Seixo: O Que É, Para Que Serve e +54 Ideias para Decorar com Pedras. 2020.

Disponível em: <https://www.vivadecora.com.br/revista/seixo/>




12 visualizações0 comentário

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +