Segurança do Trabalho na Construção Civil

Escrito por Fabiana Ferreira Gonçalves sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa e Iara Ferreira de Rezende Costa.


Muitas das atividades econômicas existentes trazem alguns riscos de saúde para quem as executam, dessa forma a segurança no trabalho é um fator muito importante para que as atividades sejam realizadas com maior segurança, pois há maior produtividade em um ambiente onde os empregados se sintam seguros e confiável.


Em todas as empresas é necessário pensar no bem estar e segurança do empregado e na área da construção civil deve ter um atenção maior sendo que há uma grande preocupação com acidentes em canteiros de obras que por muitas vezes acontecem por negligências dos gestores da obra. Em busca de economia colocam os seus colaboradores para trabalhar em condições que não traz segurança alguma o que causa prejuízo para saúde física e para a emocional onde trabalham sobre pressão de ter a sua vida em risco.


Dentro da Segurança do Trabalho tem-se a CIPA (Comissão Interna de Proteção de Acidentes) que atua na prevenção de acidentes na busca de trazer um ambiente harmonioso e qualidade de vida para os colaboradores. O CIPA conta com a participação de representantes dos empregados e do empregador. A CIPA além da prevenção de acidentes tem como objetivo auxiliar a SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).


Figura 1: CIPA

Fonte: Grupo vida e saúde



Sabendo da importância da segurança do trabalho na construção civil para que se estabeleça um ambiente seguro e produtivo, vamos falar de alguns cuidados que deve-se ter nos canteiros de obras:


Figura 2: Canteiro de obra

Fonte: Mobuss Construção



  • Planeje suas operações com foco na segurança do trabalho: Analise com atenção quais riscos possuem no ambiente realizando um levantamento completo de riscos com base nas normas regulamentadoras;

  • Conheça e cumpra todas as normas regulamentadoras que tratam desse setor: As principais normas que devem ser seguidas nesse setor são as da Consolidação das Leis de Trabalho;

  • Use de recursos tecnológicos para ajudar sua equipe: Os softwares de monitoramento são um ótimo recurso para essa tarefa.


Gostou do nosso post?!

Curta, comente e compartilhe com seus amigos!


Referências:


A segurança do trabalho na construção civil: Um assunto importante. Disponível em: <https://udiaco.com.br/a-seguranca-do-trabalho-na-construcao-civil-um-assunto-importante/> Acesso em 26 jan. 2021


Guia básico de segurança do trabalho no canteiro de obras. Disponível em: <https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/seguranca-do-trabalho/> Acesso em 26 jan. 2021






22 visualizações0 comentário

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +