Qual a importância da gestão de qualidade na construção civil?

Escrito por Jayne Francielle Santana Gurgel sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.



O ramo da Construção Civil é responsável por milhões de empregos diretos e indiretos, movimentando toda a economia nacional à medida que é responsável por injetar dinheiro através dos salários pagos aos seus operários. Diante da importância deste fato, torna-se fundamental a implantação de uma gestão nas atividades desenvolvidas por este setor. Atualmente, o mercado da construção civil se vê com uma escassez substancial de pessoas qualificadas para o serviço e, por isso, muitos empresários têm investido nos sistemas de gestão de qualidade.


Mas o que é gestão de qualidade?


O sistema de gestão de qualidade é uma ferramenta que padroniza processos e melhora o controle, visando constante aprimoramento das atividades. De maneira simples, é um instrumento utilizado para que as expectativas dos consumidores quanto aos produtos e serviços oferecidos pela empresa sejam atendidas. Em outras palavras, a gestão da qualidade consiste no controle das políticas internas e dos serviços prestados pelos contratados e no gerenciamento de todos os recursos utilizados.


Tanto pela visão operacional quanto pela visão financeira, as construtoras necessitam de um bom sistema de gestão de qualidade. Dessa maneira, elas poderão obter melhores resultados, além de se manterem competitivas.


Vamos, então, listar quatro motivos para qualquer gestor da construção civil apostar na qualidade. Confira!


Aumento da produtividade


Para obter uma certificação de qualidade, a empresa precisa se adequar a uma série de normas técnicas. Elas são elaboradas não apenas para garantir um padrão adequado do produto final, mas também para definir e delimitar as funções de cada colaborador, o que permite localizar com mais facilidade os gargalos, aumentar a produtividade e uniformizar a produção mesmo em diferentes fases e setores da empresa.


Redução de custos e desperdícios


Apesar de precisar de investimento, a gestão em qualidade torna uma organização mais eficaz quando conta com a identificação de todos os processos produtivos e dos fluxos que envolvem os clientes, os fornecedores e os parceiros.


Quando a empresa entende os diversos caminhos, fica mais fácil identificar os gargalos, evitar o retrabalho e, ainda, garantir uma melhor padronização do produto.


Abertura de novos mercados


Puxando o gancho da padronização, quem almeja a qualidade precisa se adequar a uma série de normas para conseguir as certificações. Os requisitos técnicos são internacionais e ainda aumentam a credibilidade da construtora perante os clientes. Além do mais, isso pode abrir novas oportunidades.


Eficiência no controle de processos


Quando a gestão de qualidade mapeia e documenta toda a produção, é possível enxergar facilmente as características mais fortes e os desafios que a empresa vai enfrentar para aumentar consideravelmente o desempenho. O controle eficiente de processos é uma excelente maneira de elevar a performance do negócio, porque localiza as falhas e permite superá-las, melhorando o produto e a competitividade.


Além disso, o controle de processos permite que os conhecimentos de cada função não fiquem restritos àquele colaborador que a desempenha e evita que o afastamento do empregado prejudique o andamento da produção. Isso impede que o conhecimento técnico necessário se vá junto com ele e facilita o treinamento de outra pessoa para assumir a função.


Após conhecer os benefícios dos sistemas de gestão de qualidade, confira a seguir o planejamento que é necessário fazer para contar com um bom sistema de gestão de qualidade na sua construção.


Planejamento para a implantação da gestão de qualidade


É extremamente necessário que as organizações façam um bom planejamento estratégico para que a implantação do sistema de gestão de qualidade seja feita de forma correta.


Para auxiliar, listamos abaixo as etapas essenciais para o processo de implantação:

1ª – É necessário definir todas as condições e exigências normativas que serão implantadas no empreendimento.

2ª – É importante fazer uma análise detalhada de todos os processos de qualidade atuais da empresa. É necessário também, fazer uma avaliação minuciosa desses processos.

3ª – Estabelecer prioridades do que será feito, como por exemplo, melhorias nas estruturas e capacitação de colaboradores. Crie tópicos definindo-as.

4ª – Elaborar uma matriz que sirva como base para implementar a execução do sistema.

5ª – Disponibilizar treinamentos e documentação adequados (é preciso acompanhar de perto).

6ª – Verificar a implantação do sistema por meio de auditorias internas e externas.

7ª – Fazer um planejamento das manutenções e revisões rotineiras de todo o sistema, além de garantir que funcionará corretamente.


A gestão de qualidade é essencial


Diante de tudo que foi dito até agora, é possível perceber o quanto é importante adotar sistemas de gestão de qualidade na construção civil.


Então, invista em bons sistemas de gestão de qualidade, e assim, obterá muitos resultados positivos e relevantes para a sua empresa.


Vamos juntos espalhar a cultura da qualidade?!


Que tal compartilhar com seus colegas de trabalho e profissão os benefícios apresentados?!


Gostou do nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os amigos!


Fique de olho em nosso blog, para acompanhar as novas dicas e curiosidades.


REFERÊNCIAS


IMPORTÂNCIA dos sistemas de gestão de qualidade na construção civil. Matcon Supply, 08 nov. 2016. Disponível em: http://matconsupply.com.br/importancia-dos-sistemas-de-gestao-de-qualidade-na-construcao-civil/. Acesso em: 15 maio 2020.


LOPES, Antônia Monaliza Soares. Sistemas de gestão da qualidade nas construtoras habitacionais de médio porte de Mossoró/RN. 2013. 57 f. Monografia (Especialização) - Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos/RN, 2013.


4 benefícios da gestão da qualidade na construção civil. Blog.Qualyteam, 25 abril 2016. Disponível em: http://blog.qualidadesimples.com.br/2016/04/25/4-beneficios-da-gestao-da-qualidade-na-construcao-civil/. Acesso em: 15 maio 2020.


RAMALHO, William. Como garantir a qualidade na construção civil? Mega Sistemas Corporativos, 16 nov. 2017. Disponível em: https://www.mega.com.br/blog/como-garantir-a-qualidade-na-construcao-civil-5399/. Acesso em: 15 maio 2020.


VEYRAT, Pierre. A importância de se implantar sistemas de gestão da qualidade na construção civil no Brasil. Venki, 06 fev. 2015. Disponível em: https://www.venki.com.br/blog/gestao-da-qualidade-na-construcao-civil/. Acesso em: 15 maio 2020.

27 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +