Projeto hidrossanitário modelado em BIM

Atualizado: Abr 18

A tecnologia BIM (sigla em inglês Building Information Modeling) está cada vez mais presente no setor da construção, principalmente por sua capacidade de solucionar problemas enfrentados há muitos anos nessa indústria.


Traduzida para o português, a Modelagem de Informação da Construção pretende unir as informações e os detalhes de vários projetos de construção e criar um modelo 3D da obra, muito mais próximo do resultado final do que os protótipos 2D.


No post de hoje, você vai aprender mais sobre a tecnologia e sua aplicação em projetos de construção. Confira!

O avanço do BIM já é realidade em muitas empresas do Brasil. Com tanta atenção voltada a ele, outras tecnologias também têm entrado no foco dessa indústria, abrindo espaço para mais novidades.


Um dos grandes desafios da construção, a compatibilização de projetos, fica muito mais fácil de ser superado com o BIM, que reduz os erros corriqueiros. Problemas como o projeto elétrico e o hidráulico utilizando o mesmo espaço em alvenarias ou pilares passando por janelas podem ser identificados rapidamente e resolvidos na fase de concepção dos projetos (ao invés de ser durante a obra) com a modelagem 3D e a integração. Isso diminui custos e tempo, além de evitar retrabalhos para a equipe.


No entanto, é preciso ficar atento: o BIM não é um software, mas um novo estágio na elaboração de projetos de construção. Muitos ainda pensam que trata-se de uma ferramenta de modelagem em 3D, porém, o BIM é um conceito e uma forma de gestão da informação que aplica diferente sistemas. É, portanto, a união da tecnologia dos softwares com uma gestão da informação eficiente e uma cultura de comunicação atuante no dia a dia.


O vídeo acima apresenta um projeto hidrossanitário desenvolvido com a tecnologia BIM que permite a inserção do modelo do projeto arquitetônico e dos modelos do projeto estrutural. Desta forma, ao modelar a tubulação e posicionar as peças sanitárias, já é realizado da melhor forma possível, evitando interferências na estrutura e/ou arquitetura.


Gostou do nosso post?!

Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!

0 visualização

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +