Projeto Arquitetônico: Fases de Elaboração

Escrito por Marcela Margarida Soares Amaral sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa e Iara Ferreira de Rezende Costa.


O Projeto Arquitetônico ou de Arquitetura é o primeiro passo a ser dado para a construção de uma edificação. Diferente do que muitos pensam o projeto arquitetônico não se resume apenas a elaboração da planta baixa da edificação, mas sim a algumas etapas que resultarão posteriormente na criação das pranchas e execução da obra. O projeto arquitetônico é a parte do projeto completo de edificação, conjunto de projetos das diversas especialidades necessárias para a execução de uma edificação (ABNT, NBR 16636-2, 2017).


Figura 1 - Projeto arquitetônico

Fonte: Freepik.


Segundo a NBR 6492 (ABNT, 1994) o projeto arquitetônico é dividido em três fases: estudo preliminar, que consiste no etapa destinada ao dimensionamento preliminar dos conceitos do projeto arquitetônico da edificação e anexos necessários à compreensão da configuração da edificação, podendo incluir alternativas de projetos ; o anteprojeto é a etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas provisórias de detalhamento do projeto arquitetônico da edificação; o projeto executivo é a etapa destinada à concepção e à representação final das informações técnicas dos projetos arquitetônicos, necessárias e suficientes à licitação ou contratação e à execução dos serviços de obra correspondentes (NBR 16636-1, 2017).


Consta também na NBR 16636-1 (ABNT, 2017) outra forma de divisão das etapas de elaboração do projeto arquitetônico, sendo realizadas em duas etapas: a fase de preparação com quatro fases que compreende o fornecimento de informações do proprietário e a fase de elaboração e desenvolvimen1to que compreende as informações levantadas pelo profissional contratado, contundo, as duas maneiras se complementam.


Além do projeto arquitetônico são elaborados os projetos complementares como: o projeto estrutural, o projeto elétrico, o projeto hidrossanitário, entre outros.


Para que o projeto seja aprovado é necessário a apresentação dos documentos técnicos, que são os desenhos: a planta baixa, com a representação em corte horizontal da construção; os cortes, representação do pavimento em corte vertical, transversal e longitudinalmente; as elevações (fachada), que são as vistas da parte externa da edificação; a planta de cobertura, que apresenta o sentido dos tipos das águas, a calha e o tipo de telhado; a planta de localização que indica a localização da casa no terreno e a planta de situação que apresenta as dimensões do terreno, as ruas de acesso e os pontos de referência. Os textos como os termos de responsabilidade técnica e o memorial descritivo. Tem-se também os recursos de apresentação (opcionais) como as maquetes físicas e virtuais, vídeos e realidade aumentada.


Para elaboração do projeto arquitetônico além das normas citadas anteriormente é recomendável seguir as normas:

  • ABNT NBR 10067- Princípios gerais de representação em desenho técnico;

  • ABNT NBR 16861- Desenho técnico — Requisitos para representação de linhas e escrita;

  • ABNT NBR 10126- Cotagem em desenho técnico;

  • ABNT NBR 12298- Representação de área de corte por meio de hachuras em desenho técnico;

  • ABNT NBR 16752- Desenho técnico — Requisitos para apresentação em folhas de desenho.

De acordo com a Lei nº 5.194/1966 os arquitetos e engenheiros civis são os profissionais habilitados para elaboração de projetos arquitetônicos.


Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6492: Representação de projetos de arquitetura. Rio de Janeiro, 1994.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16636-1: Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Parte 1: Diretrizes e terminologia. Rio de Janeiro, 2017.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16636-2: Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Parte 2: Projeto arquitetônico. Rio de Janeiro, 2017.


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo