Patologias em instalações hidráulicas

Escrito por Igor Queiroz de Souza sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


As instalações prediais hidráulicas devem ser operadas adequadamente, afinal, são responsáveis por disponibilizarem água aos usuários das edificações. A qualidade dessas instalações, tem implicação direta no desempenho e na racionalização de água, de modo que atenda à todas as necessidades dos usuários e não gere perdas e desperdícios (ARAUJO, 2004 apud VIEIRA, 2016, p. 2).


Há uma grande variedade de materiais, equipamentos e componentes que compõe os sistemas prediais hidráulicos como: bombas hidráulicas, tubos e conexões, registros, válvulas, etc. Devido a essa variedade, pode ocorrer o aparecimento de manifestações patológicas nas instalações, geralmente causadas por erros de projetos, dimensionamentos inadequados, ausência de especificações de materiais e detalhes construtivos (GNIPPER; MIKALDO JUNIOR, 2005 apud REIS, 2018, p. 2).


Conhecer as patologias e suas relações de causa e efeito são indispensáveis para a tomada de ações preventivas e corretivas e adoção de práticas favoráveis ao melhor desempenho das edificações (MALGUEIRO, 2009 apud VIEIRA, 2016, p. 3).


As manifestações patológicas mais encontradas são: ausência de compatibilização de projetos, vazamentos ao longo das tubulações e em peças de utilização, instalação inadequada de peças de utilização, deficiências nos níveis de pressão das peças de utilização, ruídos, tampas de reservatórios impróprias e ausência de manutenção (PEDROSO, 2008 apud REIS, 2018, p. 3).


Figura 1 - Vazamento ao longo da tubulação

Fonte: SAAE, 2019.


Figura 2 - Instalação inadequada de peça de utilização

Fonte: Lucas Mafra, 2014.


Figura 3 - Tampa de reservatório inadequada

Fonte: Igor Queiroz de Souza, 2020.


Figura 4 - Ausência de manutenção

Fonte: Igor Queiroz de Souza, 2020.


É importante que as instalações prediais hidráulicas sejam feitas por profissionais qualificados e com materiais de qualidade. Contratar profissionais qualificados na área da engenharia para a elaboração e execução dos projetos diminui o achismo na execução, otimiza o caminho das instalações e traz comodidade, conforto, qualidade e economia para a obra.


Gostou do nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS

LUCAS MAFRA. Gambiarra hidráulica. Disponível em: https://lucasmafra.com/gambiarra-hidraulica/. Acesso em: 27 abr. 2020.


REIS, G. G.; RODRIGUES, V. F. Patologias geradas nas instalações hidráulicas prediais. V feira de ciência, tecnologia e inovação. UNIFIMES. Mineiros, Goiás, 2018.


SAAE. SAAE dá dicas para você identificar vazamentos de água em seu imóvel. Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Salto: São Paulo, 2019. Disponível em: https://saaesalto.sp.gov.br/2019/05/02/saae-da-dicas-para-voce-identificar-vazamentos-de-agua-em-seu-imovel/. Acesso em: 27 abr. 2020.


VIEIRA, P. C. C. Patologias em instalações hidrossanitários de Edifícios residenciais na zona centro-sul de Manaus (AM): diagnóstico e terapia. Programa de Pós Graduação de Engenharia de Processos. Mestrado Profissional. Belém, Pará, 2016.

0 visualização

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +