Orientação solar nos projetos e aquisição de terrenos

Atualizado: Abr 18

Escrito por Mariana Luiz Soares sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


A orientação solar indica a forma como a luz do sol incide sobre os edifícios. Segundo o arquiteto Le Corbusier (19--) é missão da arquitetura moderna se preocupar com o sol”. A sua orientação é muito importante para o aproveitamento na iluminação natural do imóvel, garantindo o conforto térmico da residência, além de trazer vários benefícios para a saúde e permanência agradável dos moradores nos espaços, propiciando retorno a longo prazo e ajudando na economia com o consumo de aquecedores e de ares-condicionados.


Para cada tipo de ambiente é necessária uma quantidade de luz diferente relacionada às atividades desempenhadas naquele local. Observar a orientação solar do terreno permitirá um maior controle sobre a incidência dos raios solares em cada cômodo, adaptando dentro do possível, a disposição dos ambientes da casa, das aberturas, dos elementos de proteção solar (brises, marquises, toldos) e também da posição das placas solares.


Figura 1 – Placas solares

Fonte: Solar Prime, 2018.


Um aspecto que deve ser considerado na elaboração da orientação solar é a posição do terreno no globo terrestre. Uma edificação localizada no Hemisfério Norte não recebe o mesmo impacto de luz que uma construção presente no Hemisfério Sul. Tudo muda de acordo com a região do planeta e da estação do ano. O Brasil está localizado quase em sua totalidade (93%) no Hemisfério Sul, estando somente uma pequena parte (3%) localizada no Hemisfério Norte. Sendo assim, considerando os aspectos para o Hemisfério Sul, de acordo a orientação solar tem-se que:


🔅 O norte recebe maior incidência solar, praticamente durante todo o dia; 🔅 O leste recebe incidência solar somente no período da manhã; 🔅 O sul recebe menor incidência solar; 🔅 O oeste recebe incidência solar somente no período da tarde.


Uma boa aplicação da orientação solar na disposição de uma residência é a Tucson Mountain Retreat, uma casa construída no deserto do Arizona (EUA), tomando como influência o clima no local, que é quente e seco durante o dia e muito frio durante a noite. A posição da casa, construída no eixo leste-oeste, minimiza a exposição do sol, assim como os materiais utilizados na sua construção ajudam a absorver o calor e liberá-lo durante a noite.


Figura 2 Tucson Mountain Retreat House

Fonte: Arthitectural, 2020.

Gostou do nosso post?!

Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS


ARTHITECTURAL. Tucson Mountain Retreat. Disponível em: https://www.arthitectural.com/dust-tucson-mountain-retreat/. Acesso em: 14 abr. 2020.


BIAZUS ARQUITETURA. Você entende a importância da orientação solar na arquitetura. Disponível em: http://blog.biazusarquitetura.com.br/voce-entende-a-importancia-da-orientacao-solar-na-arquitetura/. Acesso em: 14 abr. 2020.


ENTENDA ANTES. Quais são as técnicas solares nos projetos arquitetônicos. Disponível em: https://entendaantes.com.br/quais-sao-as-tecnicas-solares-nos-projetos-arquitetonicos/. Acesso em: 14 abr. 2020.


JORNAL GAZETA INFORMATIVA. A importância da orientação solar na arquitetura. Disponível em: http://www.gazetainformativa.com.br/a-importancia-da-orientacao-solar-na-arquitetura/. Acesso em: 14 abr. 2020.


PORTAL 44 ARQUITETURA. Técnicas de orientação solar no projeto arquitetônico. Disponível em: http://44arquitetura.com.br/2014/04/tecnicas-de-orientacao-solar-no-projeto/. Acesso em: 14 abr. 2020.


SOLAR PRIME. Energia solar no verão: você sabe como ela funciona nessa época do ano. Disponível em: https://blog.solarprime.com.br/energia-solar-no-verao-voce-sabe-como-ela-funciona-nessa-epoca-do-ano/. Acesso em: 14 abr. 2020.


VIVA DECORA. Veja como a orientação solar pode transformar o seu projeto. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/orientacao-solar-arquitetura/. Acesso em: 14 abr. 2020.


0 visualização

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +