O que é Biomimética?

Escrito por Igor Martins Santos, estudante de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).


De origem grega pelas palavras: Bios (vida) e Mimesis (imitação).

O termo Biomimética foi criado por Janine Benyus, bióloga norte americana. A Biomimética fundamenta e replica as soluções da natureza em diversas áreas de conhecimento. Embora ser uma técnica um tanto contemporânea, há séculos as criações da natureza vem sendo observadas e recriadas pelos seres humanos.

Imagem 1

Fonte: Imagem de Paula Prekopora em Unsplash


Mas quer saber onde ela se aplica na construção civil?


Por ser uma ciência que estuda e busca soluções na natureza para projetar ambientes mais inteligentes, ela cria vantagem sobre a construção civil comum. Visando reduzir o alto impacto ambiental produzido pela construção civil, a Biomimética respeita e contribui para que na natureza, como construção sustentável nada seja inutilizado ou rejeitado.


Aplicando a Biomimética


De acordo com o Serviço de Pesca e vida Silvestre dos EUA, até 1 bilhão de aves são mortas anualmente por colisão em janelas.

Por ser um problema que causa morte de animais e consequentemente quebra dos vidros, na Europa, profissionais fizeram vários estudos sobre as aves e então descobriram que as aves quando estavam em voo detectavam teias de aranhas em alguns espaços, por esse motivo nunca ficavam presas nelas enquanto voavam. Guiados pela ideia de que as aves conseguiam detectar tais teias, os profissionais criaram um vidro com fibras internas perceptíveis apenas pelos olhares das aves e invisíveis aos olhos humanos.


Imagem 2

O que os pássaros veem / O que você vê

Fonte: Mobus Construção



De tal forma que os acidentes com colisão de aves em vidros, reduziram radicalmente, trazendo ganhos ecológicos e monetários, já que não ocorreria morte de animais e automaticamente os vidros não eram quebrados.


Imagem 3

Fonte: Divulgação/ BBC Brasil


Vantagens

  • Upgrade no gasto monetário

Aumentando o lucro e diminuindo os gastos, investidores do mundo inteiro buscam adotar a pratica da Biomimética e assegura-la no mercado.

  • Sustentabilidade

Garantindo a sustentabilidade, a Biomimética cria uma relação de harmonia entre o ser humano e o ambiente. Trazendo melhorias de vida para a humanidade e para o sistema ambiental.

  • Conquista de Prestigio

Empresas que utilizam a Biomimética se tornam importantes e bem conhecidas em suas regiões. Ganham bastante destaque nos meios de comunicações como jornais, redes sociais, revista dentre outros.



Que tal investir em construções inovadoras com economia e sustentabilidade ao mesmo tempo ?



REFERÊNCIAS


NATUREZA inspira soluções sustentáveis na construção civil. Redação CicloVivo, 06 de julho de 2016. Disponível em: <https://ciclovivo.com.br/arq-urb/arquitetura/natureza-inspira-solucoes-sustentaveis-na-construcao-civil/>. Acesso em: 17 de abril de 2021.

BIOMIMÉTICA na construção civil: entenda o que é, TudoCosntrução. Disponível em: <https://www.tudoconstrucao.com/biomimetica-na-construcao-civil/>. Acesso em: 17 de abril de 2021.

BIOMIMÉTICA na construção civil: entenda o que é e por que ficar de olho nessa tendência. MobussConstrução, 2020. Disponível em: <https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/biomimetica/>. Acesso em: 17 de abril de 2020.

VINÍCIUS, Marcus. A biomimética na construção civil: o meio ambiente em voga. Construcaocivilpet, 2020. Disponível em: <https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2020/09/29/a-biomimetica-na-construcao-civil-o-meio-ambiente-em-voga/

>. Acesso em: 17 de abril de 2021.

LEITE, Daniele. O que é biomimética e por que ela é inovadora? Emprelas, 2019. Disponível em: <https://emprelas.com/?s=biomimetica>. Acesso em: 17 de abril de 2021.





11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo