top of page

O engenheiro do futuro

Escrito por Benaya Silva graduanda da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri


Quem é o engenheiro do futuro? Qual o seu papel? Quais as suas habilidades? Esses e outros questionamentos fazem parte do cotidiano de muitos engenheiros e aspirantes a engenharia, são provocados a partir do momento em que se nota tudo que é abrangido no processo de globalização e as mudanças radicais que o mundo vem sustentando, causando então uma preocupação geral com o futuro da engenharia e o nível de competência a ser exigido de seus profissionais. É de conhecimento de todos que, através da ciência, do conhecimento técnico e também da capacidade de análise e resolução de problemas por parte dos profissionais da área, a engenharia tem cooperado muito para o avanço da humanidade, e isso corrobora com a responsabilidade um engenheiro deve ter principalmente em relação ao futuro.


Posterior a várias revoluções industriais, o mundo vem sendo alvo de constantes mudanças principalmente no mercado de trabalho. Em decorrência do revolucionamento que em muito cooperou para a transformação do mercado, concomitantemente na engenharia, as mutações têm sido constantes para o profissional da área que por sua vez deve analisar minuciosamente qual é o seu papel tanto diante de transformações tecnológicas e operacionais como a automatização e inovações nos equipamentos, softwares, mudanças de perfil seja da indústria e/ou do consumidor, crescimento sustentável e entre diversas normas técnicas que vem modificando o modelo, forma e ramos de atuação do engenheiro, quanto no preparo e no conhecimento técnico de formação da engenharia. O engenheiro do futuro ordena suas ideias de acordo com os possíveis rumos da engenharia, cria projeções de acordo com as reais necessidades do mercado, se mantém atento a todas modificações, e atualizado com as tendências, já que elas consistem em transformar e ampliar mercado de forma cada vez mais rápida.


O engenheiro do futuro tem uma visão analítica e estratégica que faz com que ele se prepare para os novos desafios, aumentando seu potencial competitivo, o que é indispensável, já que o mercado tende a ser cada vez mais competitivo e exigirá cada vez mais, experiência, conhecimento em diversas áreas ou seja ter atuação multidisciplinar, já que a profissão vem se tornando cada vez mais dinâmica, automatizada e integrada. Em meio a tanta competitividade, uma das habilidades a serem desenvolvidas pelo engenheiro do futuro é o relacionamento interpessoal, ter uma boa comunicação é fundamental para o trabalho em equipe, formação profissional, criativa, produtiva, e de um ambiente saudável.


A engenharia tem grande importância para impulsionar o desenvolvimento e proporcionar novos rumos e formas de ampliar a produção e melhorar a qualidade de vida dos seres humanos. E ligado a isso, O engenheiro do futuro se prepara para superar os desafios do futuro da engenharia, aplicar recursos de forma sustentável, desenvolver projetos que de fato vão satisfazer a sociedade como um todo, valorizando a infraestrutura e desenvolvimento tecnológico.Segundo Holtzapple e Reece (2006, p.1): “Engenheiros são indivíduos que combinam conhecimentos da ciência, da matemática e da economia para solucionar problemas técnicos com os quais a sociedade se depara. É o conhecimento prático que distingue os engenheiros dos cientistas, que também são mestres da ciência e da matemática.


Referências


Jay B. Brockman. Introdução à Engenharia – Modelagem e Solução de Problemas. LTC. Rio de Janeiro, 2010. Mark T. Holtzapple; W. Dan Reece. Introdução à Engenharia. LTC. Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3294755/mod_resource/content/1/Aula%201. pdf.Acesso em 7 jun. 2022.


O engenheiro do futuro e seu poder de mudança. SAEQA, 2019. Disponível em:https://www.saeqaufsc.com/post/o-en. Acesso em: 7 jun. 2022


O Cenário Da Engenharia 4.0 E As Expectativas Para O Engenheiro Do Futuro. Redação Grupo Studio, 2020. Disponível em: https://empreenda.grupostudio.com.br/sem-categoria/o-cenario-da-engenharia-4-0-eas-expectativas-para-o-engenheiro-do-futuro/. Acesso em 8 jun. 2022.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page