Slump Test

Atualizado: Mai 5

Escrito por Lhorrana Aparecida Lima Santos sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


O Ensaio do Abatimento do Concreto, conhecido como Slump Test, é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto quando ainda está fresco (mole). Isso é feito a partir da medição da consistência do concreto, devido ao seu abatimento. Dessa forma, é feita uma avaliação se o concreto está adequado para o uso a que se destina.


O teste é feito conforme os seguintes passos:

1º- Colocar uma primeira camada de concreto e aplicar 25 golpes em toda sua espessura com a haste; 2º - Colocar outra camada de concreto e aplicar mais 25 golpes em toda sua espessura; 3º- Colocar a última camada de concreto e repetir os 25 golpes; 4º- Retirar o excesso de concreto com o auxílio de uma régua metálica; 5º- O cone é retirado cuidadosamente na direção vertical. A operação deve ser realizada entre 5 a 10 segundos, com um movimento constante; 6º - Medir o abatimento do concreto, determinando a diferença entre a altura do cone e a altura do tronco de concreto.


Figura 1 - Aula prática: ensaios de abatimento e resistência à compressão do concreto

Fonte: Acervo pessoal (2019).


Na foto acima, temos a aula prática desenvolvida nas aulas do curso do nosso Projeto Construção +, o qual foi realizado o Ensaio do Abatimento do Concreto (Slump Test) e o Ensaio de Resistência à Compressão, realizados no laboratório de Engenharia Civil da UFVJM.


Gostou do nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!

0 visualização

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +