GRANDES ESTRUTURAS: YachtHouse Residence Club

Atualizado: Set 12

Escrito por Igor Queiroz de Souza, Jayne Francielle Santana Gurgel e Luiz Henrique Lopes Vieira sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


Os avanços tecnológicos vêm proporcionando uma constante evolução da engenharia civil e, com isso, um grande desenvolvimento dos países. Nos últimos anos, observou-se um aumento no número de edifícios residenciais e comerciais, indicando um aquecimento do mercado da construção civil e da necessidade de se buscar soluções inovadoras e tecnológicas para a área.


Figura 1 - Vista do YachtHouse Residence Club

Fonte: Salute Imóveis, 2020.


Hoje no Brasil, a construção de um edifício desafia os estudiosos da engenharia, sendo ele, o grandioso YachtHouse. Com 280 metros de altura e possuindo 81 andares, essa grande estrutura localiza-se na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, no Sul do Brasil. Do alto de seus 300 metros é possível ver toda a cidade, considerada como a “Dubai brasileira”.


Figura 2 - Vista do YachtHouse Residence Club

Fonte: Salute Imóveis, 2020.


Considerado o maior edifício e torres gêmeas da América Latina, o YachtHouse foi nomeado de Yachthouse Residence Club Torre 1 e Yachthouse Residence Club Torre 2, construídos pela Construtora Pasqualotto & GT Empreendimentos. De acordo com a Construtora, o empreendimento foi realizado em um terreno de 7.536,00 m², possuindo uma área total de 138.139,04 m².


O edifício é composto por 264 apartamentos com área privativa de 257 m², 1.125 vagas de garagem (pública e privada), 6 lojas comerciais situadas no térreo, espaços para boate e restaurante de acesso ao público e 8.400 m² de área de lazer, onde estão distribuídos playgrounds, bistrô, piscina e bar molhado. Quem ficar com as coberturas poderá usufruir de dois helipontos homologados tanto para voos diurnos, quanto noturnos.


Figura 3 - Vista lateral e área de lazer do YachtHouse Residence Club

Fonte: Salute Imóveis, 2020.


O edifício também é composto por 17 elevadores, dentre eles, 10 dos 22 elevadores mais rápidos do país. Com um custo de R$ 21 milhões cada, é possível chegar do primeiro ao 78º andar em apenas 50 segundos nestes elevadores, segundo a Atlas Schindler.


Para construir o Yachthouse foram necessários cerca de 600 trabalhadores, mais de 87 mil metros cúbicos de concreto e 12 mil toneladas de aço - que compõem o design das torres assinadas pela italiana Pinifarina.


Gostou do nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS


EMPREENDIMENTOS, Pasqualotto & GT. Apresentação edifício Yachthouse. Balneário Camboriú, SC: Pasqualotto & GT Empreendimentos, 2019.


(IGM), Índice de Governança Municipal. Ranking. Disponível em: http://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-8/IGM. Acesso em: 16 jun. 2020.


MAIOR edifício residencial da América Latina atinge último pavimento em Balneário Camboriú. Inbec, 2019. Disponível em: https://www.inbec.com.br/blog/maior-edificio-residencial-america-latina-atinge-ultimo-pavimento-balneario-camboriu. Acesso em: 16 jun. 2020.


SALUTE IMOVEIS. Yachthouse Residence Club está quase pronto. Disponível em: https://blog.saluteimoveis.com/yachthouse/. Acesso em: 16 jun. 2020.

36 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +