GRANDES ESTRUTURAS: Parque Solar de Nova Olinda

Atualizado: Set 12

Escrito por Isamara Coelho Neves, Júlia Araújo Camargo e Karolayne Gonçalves Cota sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida por meio da conversão direta da luz do Sol em eletricidade com base no processo conhecido como efeito fotovoltaico, que consiste em um fenômeno apresentado por certos materiais que, quando expostos à luz solar, geram eletricidade. Os sistemas fotovoltaicos têm a capacidade de captar diretamente a luz do Sol e gerar corrente elétrica. Essa corrente é coletada e processada por dispositivos controladores e conversores, podendo ser armazenada em baterias ou utilizada diretamente em sistemas conectados à rede elétrica.


No Brasil, a geração de energia fotovoltaica vem apresentando relevante crescimento, onde há grande potencial, e espera-se que a capacidade instalada de usinas fotovoltaicas supere os 3 GW dentro de alguns anos.


Um dos maiores parques solares, em operação, no país e, ainda, na América Latina está localizado no município de Ribeira do Piauí e possui capacidade de geração de energia de 292 MW. Em operação desde setembro de 2017, estima-se um investimento aproximado de 300 milhões de dólares em sua construção.


Figura 1 - Placas fotovoltaicas no Parque de Nova Olinda.

Fonte: TV Clube /Reprodução G1, 2017.


O parque solar de Nova Olinda, composto por quase 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares na região do semiárido, valor equivalente a cerca de 700 campos de futebol, é capaz de produzir aproximadamente 600 GWh por ano, em plena operação, podendo abastecer 300 mil famílias. Toda a potência produzida no parque é transmitida de sua subestação própria para a subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco em São João do Piauí, por onde é fornecida para o sistema nacional de distribuição elétrica.


A usina é composta pelos subparques 08, 09, 10, 11, 12, 13 e 14, que estão organizados em quatro Sociedades de Propósito Específicos (SPE) para efeito de regulação: Enel Green Power Nova Olinda B Solar S.A; Enel Green Power Nova Olinda C Solar S.A; Enel Green Power Nova Olinda Sul Solar S.A e Enel Green Power Nova Olinda Norte Solar S.A. Cada SPE constituída é composta por um ou dois subparques do Complexo Solar Fotovoltaico.

Gostou do nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!

REFERÊNCIAS


G1, PI. Maior parque solar da América Latina é inaugurado no Piauí. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/maior-parque-solar-da-america-latina-e-inaugurado-no-piaui.ghtml. Acesso em: 18 ago. 2020.


MARQUES, F. M. R. Perspectivas para a Energia Solar no Brasil. Disponível em: https://www.crasp.gov.br/centro/conteudo/old/uploads/Artigo-Perspectivas-para-a-energia-solar-no-Brasil.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.


PERAZZOLI. D. L. Análise do licenciamento ambiental de usinas fotovoltaicas no Brasil: Proposta de regulamentação a nível nacional. 2017. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/13669/1/CT_CEER_I_2016_05.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.

SOUZA, D. M. de. Maior usina fotovoltaica da América Latina é inaugurada no Estado do Piauí. 2017. Disponível em: https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/maior-usina-fotovoltaica-da-america-latina-e-inaugurada-no-estado-do-piaui/. Acesso em: 18 ago. 2020.

34 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +