Fibras de Carbono

Escrito por Thamires Siqueira da Silva sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.



Figura 1 – Fibras de carbono

Fonte: Google imagens

Recentemente, aspectos relacionados à durabilidade, manutenção, recuperação e reforço de estruturas tem-se avançado no Brasil. O envelhecimento de grandes estruturas que já estão no limite de sua estabilidade e segurança, construções com vida útil inferior ao desejável, ausência de inspeções e manutenções frequentes, são fatores que disputam a importância do reforço e à recuperação estrutural.


As fibras de carbono, como as fibras de vidro, foram os primeiros reforços utilizados para aumentar a rigidez e resistência de materiais compósitos avançados leves, comumente utilizados em aeronaves, equipamentos de recreação e aplicações industriais. A expressão “fibra de carbono” geralmente se refere a uma variedade de produtos filamentares compostos por mais de 90% de carbono e filamentos de 5 a 15 µm de diâmetro, produzidos pela pirólise da poliacrilonitrila (PAN), piche ou rayon (Lubin,1969).


Quando se utilizam materiais compósitos de fibras de carbono, a sua resistência e módulo de elasticidade podem ser orientados de modo otimizado para minimizar a massa final. Além da resistência e rigidez, as fibras de carbono possuem excelente resistência à fadiga, características de amortecimento de vibrações, resistência térmica e estabilidade dimensional. As fibras de carbono possuem também boa resistência elétrica e térmica e são quimicamente inertes, exceto quanto à oxidação (Callister,1997).


Gostou do post?

Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!



Referências:

Reforço à flexão de concreto armado com manta de polímero reforçado com fibras de carbono (PRFC) aderido a substrato de transição constituído por compósito cimentício de alto desempenho.

Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-03102007-095413/publico/2007DO_VladimirJoseFerrari.pdf

Comportamento Estrutural de vigas de concreto armado reforçadas com compósitos de Fibras de Carbono. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/2974

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now