DRONES SÃO ÚTEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

Escrito por Tamirys Eduarda Souza Ribeiro sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


Os drones são aeronaves auto propelidas que podem ser controladas remotamente, convertendo-se numa forma de entregar mercadorias, capturar imagens e fazer vistas aéreas de grandes áreas.

Estas aeronaves que levam utilizações militares em missões de espionagem ,têm ganhado novos usos em diversos setores da sociedade , o que permite às empresas explorarem um novo segmento de mercado. As primeiras aerofotografias de que se tem registro foram 23 obtidas em 1888, na França, com uma câmera fotográfica acoplada em uma pipa (LONGHITANO, 2010).


No Brasil a regulamentação dos drones é feita pelos órgãos federais de aviação civil. Estes são: ANAC— Agência Nacional de Aviação Civil, ANATEL — Agência Nacional de Telecomunicações e DECEA— Departamento de Controle do Espaço Aéreo .

A certificação para compra e fabricação são feitas pelas empresas de aviação civil que estiverem com o registro da ANAC em conformidade com as normas aprovadas pela agência.


Para operá-lo precisa-se de:

  • Apólice de seguro RETA;

  • Documento de avaliação de Risco;

  • Documento com a liberação de voo do DECEA;

  • Manual de voo do Drone;

  • Selo de homologação da Anatel, rádio e drone.

Classificação:

  • Classe 1: RPAs com peso máximo de decolagem maior que 150 kg;

  • Classe 2: RPAs com peso máximo de decolagem maior que 25 kg e menor ou igual a 150 kg;

  • Classe 3: RPAs com peso máximo de decolagem maior que 250 g e menor do que 25 kg;

  • Drones ou RPAs com peso abaixo de 250 g, não precisam de cadastro junto à ANAC.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil atualizados em Maio de 2018 indicam que existem 4338 drones e 38988 operadores desses equipamentos no Brasil do total 14855 equipamentos utilizados profissionalmente por cerca de 2086 pessoas jurídicas em diferentes áreas .

Na construção civil as pequenas aeronaves não tripuladas são consideradas as soluções viáveis para reduzir o tempo das obras.


Fonte: Proxxima, 2019.


Utilização dos drones na construção civil

De acordo com IBAPE/MG (2019) à praticidade, facilidade de alcançar locais de difícil acesso e a alta resolução de imagens e vídeos, o drone tornou-se uma ferramenta importante no processo de gerenciamento da construção civil. Oferece mais segurança, pois dispensa os trabalhadores dos trabalhos em altura e contribui para que a operação de transporte e travessia de cabos seja realizada de modo rápido e seguro.


No monitoramento periódico de estradas e monitoramento das obras. Além de ser um pré requisito obrigado para alguns licenciamentos ambientais, como por exemplo o mapeamento das estradas em relação à linha de transmissão ,mapeamento da servidão, mapeamento periódico de estradas, também pode ser utilizado para identificar zonas que precisam de recapeamento zonas, onde a vegetação esteja começando a encobrir as estradas e precise de alguma poda ou até mesmo a revitalização de algumas placas de sinalização. No monitoramento das obras nas partes estruturais e no andamento segue o proposto no cronograma.


Podem ser utilizados para geração de modelos 3D no Levantamento de obras públicas ou privadas;

Inspeção de áreas de risco e locais de difícil acesso;

Inspeção de estruturas, identificando micro fissuras, zonas de vazamento de gás, fragilidade nas estruturas, umidade ou ferragem.

auxilia na vendas de imóveis , através de captação de imagens e vídeos do terreno , da localização , mostrando dinamicamente o espaço.


Fonte: Super Interessante, 2020.


Em outubro de 2020, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)contabilizava um total de 77 mil drones registrados para uso no Brasil, representando um aumento de mais de 150% em três anos.

Segundo dados da Federal Aviation Administration – (FAA) o mercado de drones para uso comercial deve triplicar até 2023.


Gostou do post?!

Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


Referências


BARCELOS, Ana Carolina. O uso de veículo aéreo não tripulado (vant) em

monitoramentos de campo: Aplicabilidades e Viabilidades. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Geografia, Minas Gerais, 2017.

SOUSA, Raísa Fonseca de. Inovações tecnológicas na construção civil. 2015.Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2015

SILVEIRA A. R. DA; FILHO L. A. de O. C.; AGUIAR N. G. S. GENEROSO F. J. Do chão ao céu; as possibilidades do uso dos drones na engenharia civil. In: Seminário de iniciação científica, 9., 2018, Araçuaí, Minas Gerais. Anais. Araçuaí Minas Gerais: Instituto Federal Norte de Minas Gerais, 2018.

Departamento de Controle do Espaço Aéreo- DECEA.Drones,Disponível em:<https://www.decea.mil.br/drone/>.Acesso em: 05 de junho de 2021.

Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. Drones. Disponível em:<http://www.anac.gov.br/assuntos/páginas-tematicas/drones>. Acesso em: 05 de junho de 2021.

Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. Quantidade de Cadastros - Drones. Disponível

em:https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/drones/quantidade-de-cadastros>. Acesso em: 05 de junho de 2021.

Agência Nacional de Telecomunicações- ANATEL. Disponível em:<https://www.gov.br/anatel/pt-br/search?SearchableText=drone> . Acesso em: 05 de junho de 2021.

LONGHITANO, George Alfredo. Vants para Sensoriamento Remoto: Aplicabilidade na Avaliação e Monitoramento de Impactos Ambientais Causados por Acidentes com Cargas Perigosas. 2010.Dissertação (Mestrado) – Engenharia de transportes- Geoprocessamento ,Escola politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

PROXXIMA, Drones e a internet dos céus. Disponivel em: <https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2019/11/01/drones-e-a-internet-dos-ceus.html> Acesso em: 06 de junho de 2021.

Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia- IBAPE. Prática recomendada de inspeção predial, vistoria cautelar e perícias de engenharia com uso de VANTS. 2019. Disponível em:< https://www.ibapemg.com.br/2018/wpcontent/uploads/2019/03/revisao-pr-drones-vfinal.pdf> Acesso em: 06 de junho de 2021.

Super Interessante, Anac libera testes para entrega de produtos com drones. Disponível em:< https://super.abril.com.br/tecnologia/anac-libera-testes-para-entrega-de-produtos-com-drones/>. Acesso em 06 de junho

2021.

Federal Aviation Administration – (FAA). Disponível em: <https://www.faa.gov/> Acesso em: 06 de junho de 2021.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo