top of page

Drenagem Urbana e controle de enchentes: existe solução?

Escrito por Rander Martins Santos, bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e graduando em Engenharia Civil pela mesma instituição.


Figura 1: Controle de enchentes

Fonte: Fernando Stankuns


A expansão populacional de pequenas e grandes cidades sem quaisquer planos de contingência pode propiciar diversos problemas em âmbitos social, econômico e ambiental. Dessa maneira, dentre os inúmeros problemas decorrentes, ressalta-se as causas hídricas, cujo prejuízo está diretamente associado a falta de infraestrutura das cidades em comportar essa expansão.


Relatos históricos apontam a grande ocorrência de inundações urbanas, que, por ventura propiciou o surgimento de doenças como a cólera e tifo, que mais tarde dominou toda a Europa em uma avassaladora epidemia no século XIX.


Essas ocorrências decorrem devido à impermeabilização do solo, o que resulta em um aumento perceptível do volume superficial da água, que muitas vezes, não são totalmente transportados pelos rios, e então ocorre a inundação das áreas de várzeas ocupadas pela expansão populacional irregular.


Eis então o grande ponto da questão, existe uma solução plausível e aplicável para a drenagem urbana e controle de enchentes?


Em países estrangeiros utilizam-se de tecnologias que tem como ponto central, diminuir o escoamento superficial, além de utilizar de reservatórios ou tanques de contenção que visem aumentar o tempo em que o volume irá atingir o corpo hídrico, a fim de reduzir as vazões máximas progenitoras das inundações.


No entanto, em nosso sistema brasileiro, essa técnica ainda não é totalmente inserida. Dessa forma, para melhor exemplificar nota-se a precariedade notória em grandes cidades como São Paulo.


Contudo, fica nítido a necessidade de se implantar novas táticas e soluções, buscando à priori conhecer melhor o clima regional, o ambiente e a hidrologia local, para mais tarde, propor a melhor técnica para reduzir questões que diz respeito a drenagem urbana e finalmente executar um controle de enchentes adequado.



Referências

LANBERTUCCI et. al. Soluções em drenagem e controle de enchentes: métodos de gerenciamentos e sus tecnologias. Congresso Nacional de Iniciação Científica, Faculdade UNIAC, São Paulo, 2016.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page