Dicas essenciais para prevenção de acidentes na construção civil

Atualizado: Jul 7

Escrito por Jayne Francielle Santana Gurgel sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.



Trabalhar com segurança na construção civil é um assunto de extrema importância. Este segmento apresenta índices alarmantes de acidentes e, portanto, requer atenção, cuidados e precauções para que tudo funcione da maneira correta.


Estima-se que, no Brasil, um acidente de trabalho ocorra a cada 48 segundos. A construção civil, por sua vez, é uma das áreas onde eles mais acontecem. Neste contexto, a prevenção de acidentes é um tema cada vez mais recorrente entre os profissionais, gestores e investidores do ramo.


O Ministério Público do Trabalho, juntamente com a Organização Internacional do Trabalho, registrou 4,4 milhões de acidentes no país entre 2012 e 2018, sendo que 97 mil desses números foram acidentes na construção civil.


Entre as causas que incitam os acidentes de trabalho no Brasil, as mais comuns estão relacionadas a fatores como:

  • Falta de preparo e conhecimento sobre segurança do trabalho e sua importância;

  • Não utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) seja por negligência da empresa ou do próprio trabalhador;

  • Desqualificação para lidar com certas funções ou equipamentos;

  • Ausência de fiscalização no canteiro de obras;

  • Maquinário obsoleto ou sem os devidos cuidados com a manutenção;

  • Excesso de horas trabalhadas, conflitos entre membros da equipe, problemas pessoais ou outros fatores externos que afetem o desempenho profissional;

  • Falta de atenção às normas regulamentadoras, descumprimento de leis trabalhistas e negligência aos direitos dos trabalhadores.

Confira a seguir, seis dicas essenciais para diminuir os possíveis riscos no segmento da construção civil.

6 dicas essenciais para a prevenção de acidentes na construção civil

1. Respeite as Normas Regulamentadoras (NRs) do setor


Para garantir que a sua construtora atenda aos requisitos mais importantes na prevenção de acidentes, é preciso atentar ao conjunto de Normas Regulamentadoras (NRs) do setor. Elas versam, principalmente, sobre medicina e segurança do trabalho.


Cada procedimento básico de um canteiro de obras é previsto por uma NR diferente. Enquanto a NR 12 regulamenta a Segurança em Máquinas e Equipamentos, por exemplo, a NR 35 trata sobre Proteção de Trabalhos em Alturas e assim por diante. Dentre todas as NRs que regulam o mercado, ao todo 12 (doze) são direcionadas à construção civil.


2. Crie uma CIPA da obra


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que é descrita na NR 5 tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Integrada por representantes dos empregadores e dos empregados, a CIPA é prevista pela NR 5, que visa:

  • Inspecionar as condições de trabalho;

  • Identificar eventuais riscos nos processos;

  • Divulgar informações sobre segurança e saúde, entre outras ações coletivas do gênero.


3. Forneça EPIs aos trabalhadores e certifique-se da sua utilização


Também previstos nas Normas Regulamentadoras, desta vez na NR 6, os EPIs devem ser distribuídos adequadamente, conforme as exigências de cada função. Seu uso deve, ainda, ser fiscalizado pelos profissionais da segurança.


Neles podem estar incluídos capacetes, luvas, botinas, protetores auriculares, óculos de proteção, entre outros itens indispensáveis para a prevenção de acidentes.


4. Preze pela boa organização da obra


Manter um canteiro de obras bem organizado talvez seja um dos cuidados mais importantes para que acidentes não ocorram, uma vez que um ambiente fora dos padrões básicos de construção contribui para que erros e falhas sejam mais comuns.


Mais do que respeitar as normas legais e prezar por um ambiente de trabalho íntegro, é preciso instruir e supervisionar os trabalhadores. Para que, assim, mantenham o local sempre íntegro e organizado.


5. Treine os colaboradores constantemente


Instruir os trabalhadores para que respeitem os padrões de segurança e organização é importante. Bem como também fazer com que eles compreendam o seu papel nesse cenário e a importância de tais cuidados para o rendimento dos trabalhos realizados.


Sendo assim, incentive a participação em cursos técnicos, palestras sobre prevenção de acidentes ou promova eventos sobre o tema através da própria construtora.


A difusão desse conhecimento faz com que os profissionais sintam sua integridade valorizada. Aumentando o seu grau de satisfação profissional, a produtividade da obra aumenta também com os padrões aprendidos.


6. Realize o Diálogo Diário de Segurança (DDS)


O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) é composto por uma equipe de profissionais da saúde que trabalha dentro das empresas visando proteger a integridade física dos trabalhadores. O SESMT tem várias formas de conscientizar os colaboradores e estimular a prevenção de acidentes e o surgimento de doenças ocupacionais.


Uma das formas mais eficientes utilizadas por essa equipe é o Diálogo Diário de Segurança (DDS). Realizar o diálogo é uma ótima maneira de trocar experiências entre empregado, empregador e profissionais de saúde, de modo a mapear os riscos e neutralizá-los. O DDS não é encontrado em nenhuma norma regulamentadora ou lei, mas existem várias normas que obrigam o empregador a relatar os riscos do ambiente e mostrar as medidas preventivas, por isso o DDS é tão importante.


Gostou do nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!

REFERÊNCIAS


CONFIRA! 5 dicas para prevenir acidentes na construção civil. Lafaete. Disponível em: https://www.lafaetelocacao.com.br/artigos/como-prevenir-acidentes-na-construcao-civil/. Acesso em: 03 jun. 2020.


PREVENÇÃO de acidentes na construção civil: 5 dicas essenciais. Mobuss construção, ago. 2019. Disponível em: https://www.projetoconstrucaomais.org/post/entenda-como-o-armazenamento-correto-dos-materiais-pode-melhorar-o-desempenho-da-sua-obra. Acesso em: 03 jun. 2020.


6 dicas para evitar acidentes na construção civil. ROHR. Disponível em: https://blog.rohr.com.br/6-dicas-para-evitar-acidentes-na-construcao-civil/. Acesso em: 03 jun. 2020.

16 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +