Concreto Translúcido: principais características

Escrito por Eliza Cristina Souza da Silva sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa e Iara Ferreira de Rezende Costa.


O concreto é um dos materiais mais antigos e mais utilizados na construção civil. Ao longo dos anos várias inovações foram surgindo, e uma delas é o concreto translúcido.


O concreto translúcido foi desenvolvido em 2001 pelo arquiteto húngaro Àron Lesoncz em parceria com cientistas da Universidade Técnica de Budapeste. Dentre suas características temos que ele possui a resistência e solidez do concreto convencional e ainda permite a passagem de luz, sendo capaz de mostrar a silhueta de objetos e pessoas (PAIVA & DINIZ, 2017).


Figura 1 - Concreto Translúcido

Fonte: Atex Brasil, 2018


Composto por 95% de concreto e 5% de fibra de vidro, o concreto translucido capaz de permitir a passagem de 70% da luz. Tendo então, um grande potencial sustentável, reduzindo o consumo energético ao permitir a entrada de luz natural nos ambientes.


Figura 2 – Iluminação natural interna em um ambiente com uma parede feita de concreto translúcido.

Fonte: Tecnosil, 2017.


As fibras tem um papel fundamental nesse tipo de material, são elas as responsáveis por algumas propriedades. O feixe de luz ao incidir na fibra óptica do concreto, ilumina o meio oposto produzindo um efeito translúcido, e dependendo da distância em que o observador e o objeto se encontram é possível também a percepção das cores (PAIVA & DINIZ, 2017).


Uma característica importante do concreto translúcido é que ele é tão resistente quanto o concreto tradicional e é mais maleável e impermeável que o mesmo. Sendo que essas características juntas são capazes de reduzir o aparecimento de rachaduras e infiltrações nesse concreto especial.


Esse tipo de concreto apresenta algumas vantagens e desvantagens, dentre elas podemos destacar:

  • Vantagens:

- Permite a passagem de luz, aproveitando melhor a luz solar;

- Reduz o consumo energético;

- Apresenta pequena absorção de água;

- Resistência à compressão e peso 30% menor;

- Menores chances de rachaduras e infiltrações;

- Ganho na estética;

- Apresenta maior maleabilidade e impermeabilidade, etc.

  • Desvantagens:

- Valor elevado por m²;

- Necessidade de uma mão de obra especializada;

- Até agora é considerado apenas um produto de alvenaria de vedação, seu uso é exclusivo para decoração

- Falta de normas técnicas que reconheçam o material;


Esse concreto especial é utilizado para diversas finalidades. Um exemplo de uso é no museu Museu Cella Septichora, na cidade de Pécs, Hungria. No qual o material foi utilizado na porta de entrada principal, feita com blocos de concreto translúcido de 10 cm de espessura.


Figura 3 – Fachada do Museu Cella Septichora em concreto translúcido

Fonte: Tecnosil, 2017.


O Concreto Translúcido é uma tecnologia que necessita de mais estudos e de normas técnicas que o reconheçam. Apesar disso, é notável que ele apresenta grandes vantagens e que tem um potencial para ser utilizado cada vez mais na construção civil.



Gostou do post?!

Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS


Concreto translúcido: saiba tudo sobre essa inovação para as construções. 27 fev. 2017. Disponível em: https://www.tecnosilbr.com.br/concreto-translucido-saiba-tudo-sobre-essa-inovacao-para-as-construcoes/. Acesso em: 10 abr. 2021.


Concreto Translúcido. 18 jul. 2017 Disponível em: https://engeduca.com.br/concreto-translucido/. Acesso em: 10 abr. 2021.


Concreto Translúcido: Nova Tendência Estética Na Construção. 12º Encontro Científico Cultural Interinstitucional, [s. l.], 2014. ISSN 1980-7406. Disponível em: https://www.fag.edu.br/upload/ecci/anais/55952f5e8df19.pdf. Acesso em: 9 abr. 2021.


Novos Tipos de Concreto: o Concreto Translúcido. [S. l.], 1 nov. 2018. Disponível em: https://www.atex.com.br/blog/materiais/novos-tipos-concreto-translucido/. Acesso em: 10 abr. 2021.


PAIVA, S. M. M. P.; DINIZ, M. J. CONCRETO TRANSLÚCIDO – LUZ NATURAL PARA AMBIENTES FECHADOS. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, [S. l.], v. 13, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/reec.v13i2.46269.


Saiba como o concreto translúcido é feito e onde ele é utilizado. [S. l.], 1 maio 2019. Disponível em: https://www.juntosnaobra.com.br/concreto-translucido/. Acesso em: 9 abr. 2021.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo