top of page

Concreto flexível: principais características

Escrito por Eliza Cristina Souza da Silva sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa e Iara Ferreira de Rezende Costa.


O concreto é um dos materiais mais antigos e mais utilizados na construção civil. Ao longo dos anos várias inovações vão surgindo e os cientistas buscam sempre por novos materiais.


Cientistas da Universidade de Tecnologia Swinburne, em Melbourne, na Austrália desenvolveram um novo material chamado concreto flexível. O concreto flexível é um material que possui em sua composição fibras sintéticas, que permitem que, ao invés de se quebrar em pedaços separados quando submetido a forças extremas, o concreto sofra múltiplas pequenas fraturas, do tamanho de um fio de cabelo. Na verdade, essa é uma tecnologia que já existe desde 1990, porém ela não era acessível e a método de produção desenvolvida pelos cientistas sanaram esse problema tornando essa tecnologia mais acessível (SZAFRAN, 2020; TECNOMOR, 2021; BONIFACIC, 2020).


Figura 1 - Concreto Flexível

Fonte: Casa, 2020


Para conseguir tal feito os cientistas se basearam em conhecimentos de engenheiros antigos, que utilizavam cinzas vulcânicas em suas construções. Então, no lugar do cimento Portland comum os pesquisadores adicionaram cinzas volantes e também incorporaram fibras sintéticas na mistura de concreto. Além disso, criaram um processo para fabricá-lo sem aquecer a mistura para curá-la (BONIFACIC, 2020).


Diante desse novo método e tecnologia de fabricação, é produzido um concreto até 400 vezes mais flexível que o tradicional, sendo assim uma ótica indicação para locais com atividades sísmicas constantes.


Figura 2 - Concreto Flexível X Concreto Convencional

Fonte: Gazeta do povo, 2020


Esse tipo de concreto também é mais ecológico, reduzindo em até 36% de energia e reduzindo em até 76% a emissão de dióxido de carbono para sua fabricação. Levando em consideração que hoje em dia busca-se materiais sustentáveis, essas características se tornam importantes.


Além do seu grande potencial sustentável, o material possui algumas vantagens como: é duas vezes mais forte e durável que o concreto convencional; exige menos manutenção e aumenta a velocidade de instalação do concreto. Devido a suas características é indicado para locais que apresentam terremotos e também para pavimentação de estradas.


O concreto flexível é uma tecnologia que vem sendo bastante pesquisada e que tem um grande potencial no mercado. Com certeza vamos ouvir bastante sobre esse concreto e ver sua aplicação daqui alguns anos.



Gostou do post?!

Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS


BONIFACIC, Igor. Cientistas criam concreto dobrável que pode resistir melhor a terremotos. Engadget, 4 mar. 2020. Disponível em: https://www.engadget.com/2020-03-04-swinburne-university-bendable-concrete.html?utm_campaign=homepage&utm_medium=internal&utm_source=dl. Acesso em: 20 ago. 2021.

CASA. Pesquisadores de Cingapura desenvolvem concreto flexível. [S. l.], 4 jul. 2019. Disponível em: https://casa.abril.com.br/construcao/pesquisadores-de-cingapura-desenvolvem-concreto-flexivel/. Acesso em: 28 ago. 2021

GAZETA , Do povo. Cientistas anunciam concreto flexível mais resistente e durável. [S. l.], 30 ago. 2016. Disponível em: Cientistas anunciam concreto flexível mais resistente e durável Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/tecnologia/cientistas-criam-concreto-flexivel-mais-resistente-e-duravel/. Acesso em: 28 ago. 2021.

SZAFRAN, Vinicius. Cientistas criam concreto flexível resistente a terremotos. Olhar Digital, 5 mar. 2020. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2020/03/05/noticias/cientistas-criam-concreto-flexivel-resistente-a-terremotos/. Acesso em: 20 ago. 2021

TECNOMOR. Concreto flexível e resistente a terremotos? Conheça!. [S. l.], 27 jan. 2021. Disponível em: https://tecnomor.com.br/blog/concreto-flexivel-e-resistente-a-terremotos/. Acesso em: 20 ago. 2021.


197 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page