Concreto colorido: tendência que promete transformar as selvas de concreto em espaços cheios de cor

Escrito por Lorena Lehmann Alves sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


Conforme dados do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), o concreto é o material mais utilizado no Brasil e no mundo, estando presente em casas, rodovias, usinas hidrelétricas, obras de saneamento, pontes, nos mais altos edifícios do mundo e até mesmo em plataformas de extração de petróleo. Mas o que faz a mistura, aparentemente simples, de água, areia, cimento e agregados ser tão utilizada? Bom, primeiramente, o concreto é um material que após a cura correta tem resistência parecida à das rochas naturais e, em seu estado fresco, é altamente maleável, podendo ser moldado em uma grande infinidade de formas e tamanhos.


Figura 1 – Concretagem

Fonte: Portal do Concreto, 2020.


Uma nova tendência tem tomado conta do mercado: o concreto colorido; que nada mais é do que a utilização do concreto tradicional com a adição de corantes, trazendo um efeito agradável às fachadas e pisos de edificações.

Figura 2 – Fachada do Hotel Emirates Palace, nos Emirados Árabes Unidos

Fonte: Cimento Itambé, 2015.


Dentre as principais cores de concreto colorido destacam-se o vermelho, o marrom, o ocre e o preto. Porém, a cada dia, novas opções têm garantido o seu espaço no mercado, a exemplo do verde, do azul e do amarelo. Os pigmentos mais utilizados na mistura são os inorgânicos, à base de óxido de ferro e de cromo; são eles que permitem as variações de tonalidades e proporcionam maior durabilidade.


Mas além de cores, que outras vantagens o concreto colorido oferece?


A utilização do concreto colorido reduz uma das etapas mais onerosas em uma obra: o revestimento. Uma vez que o pigmento utilizado no concreto já é o próprio acabamento, não há necessidade da utilização de pastilhas, cerâmicas ou pintura, o que, além de reduzir os custos finais, também diminui o tempo de execução do projeto.

Figura 3 - Museu da Aviação Lotnictwa Polskiego, na Polônia

Fonte: Cimento Itambé, 2015.


Outra grande vantagem do concreto colorido é a dispensa de manutenção, uma vez que seu efeito é permanente, e como não há desgaste com o tempo, o custo com manutenção é praticamente zero, principalmente comparado às fachadas com pintura tradicional, que exigem manutenção periódica.


Figura 4 – Praça das Artes, em São Paulo

Fonte: Cimento Itambé, 2015.


Por fim, mas não menos importante, o concreto colorido apresenta grande resistência às intempéries, à poluição e à luz solar, aumentando ainda mais a sua vida útil. Entretanto, é importante salientar que o concreto colorido deve ser feito de maneira adequada, por mão de obra qualificada, visando evitar futuros prejuízos.


Gostou do nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS:


CIMENTO ITAMBÉ. Fachadas de concreto colorido. 2015. Disponível em: https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/fachadas-de-concreto-colorido/ . Acesso em: 10 set. 2020.


MAPA DA OBRA. Saiba como e por que utilizar o concreto colorido na sua obra. 2017. Disponível em: https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/saiba-como-e-por-que-utilizar-o-concreto-colorido-na-sua-obra/#:~:text=O%20concreto%20colorido%20aparente-%2C%20sem,a%C3%A7%C3%A3o%20solar%20e%20demais%20intemp%C3%A9ries Acesso em: 10 set. 2020.


PEDROSO, Fábio Luís. Concreto: as origens e a evolução do material construtivo mais usado pelo homem. Concreto & Construções. 2009. Nº 53. 14-19. 2009.


PORTAL DO CONCRETO. O que é concreto. Disponível em: https://www.portaldoconcreto.com.br/o-que-e-concreto . Acesso em: 10 set. 2020.

27 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +