BIOCONCRETO, que tal um concreto que regenera sozinho?

Escrito por Dayane Nunes sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa e Iara Ferreira de Rezende Costa.


O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, embora possua ótimas características para a construção civil, pode ocorrer diversos problemas que interfere na durabilidade e resistência do mesmo. 


Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Delft da Holanda, chefiados pelo microbiólogo Henk Jonkers, desenvolveram o concreto vivo também chamado de bioconcreto. O estudo das bactérias, gerou a possível solução para a auto regeneração do concreto.


O bioconcreto segundo os pesquisadores surgiu para a inovar e revolucionar a construção civil, podendo reduzir os custos de manutenções, uma vez que a necessidade de reparos in loco é reduzida.


As estruturas são expostas a umidade quando surgem danos como fissuras e rachaduras, por isso são utilizadas bactérias dormentes na mistura do concreto, onde as mesmas são ativadas no momento que entram em contado com a água, formando esporos e fechando as fissuras e rachaduras na estrutura.


Quando “acordadas” começa o início do processo, onde as bactérias consomem o lactato de cálcio presente na mistura, e em seguida é liberado o calcário que ocupa o espaço da rachadura, sendo um processo que pode ocorrer em um período médio de três semanas, sendo possível recuperar no máximo de 0.8 milímetros de largura e qualquer comprimento. 

Figura 1: O Bioconcreto se regenerando

Fonte: BRASIL ATEX


A bactéria escolhida para a utilização na pesquisa foi a Bacilus pseudofirmus que pode sobreviver mais de 200 anos, a mesma atendeu todos os pré-requisitos dos cientistas, que seriam: uma bactéria que liberasse calcário como produto de sua ingestão, sobrevivesse em locais de Ph alto e que vivesse inativa por longos períodos.  


Já imaginou essa tecnologia no Brasil? Infelizmente, o alto custo na produção ainda é o principal empecilho, mas há grandes expectativas no avanço dessa pesquisa para que esta inovação seja utilizada em todo o mundo.


Gostou do post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!

REFERÊNCIAS

SILVA, Felipe Portela Candido; DE CARVALHO PASSARINI, Victor; SANTOS, Fernanda Cristina Storte. BIOCONCRETO: A TECNOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO SUSTENTAVEL. INOVAE-Journal of Engineering, Architecture and Technology Innovation (ISSN 2357-7797), v. 5, n. 2, p. 41-58, 2017.


BRASIL ATEX. Bio-concreto: conheça o concreto que se autorregenera. Disponível em: https://www.atex.com.br/blog/materiais/bio-concreto-concreto-autorregenera/.

16 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +