Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB) e Instruções Técnicas (IT)

Atualizado: Set 12

Escrito por Marina Almeida Ferreira sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


O Corpo de Bombeiros Militar, como responsável pela defesa civil e segurança no combate e prevenção a incêndio, deve garantir que todo estabelecimento esteja apto a funcionar de modo a não comprometer a vida dos usuários.


Para isso, o Corpo de Bombeiro, juntamente com a Polícia Militar, elaboraram as chamadas Instruções Técnicas (IT). Cada estado possui sua própria IT e seu cumprimento é obrigatório para um estabelecimento trabalhar em conformidade. Em Minas Gerais, atualmente ao todo possui 42 Instruções Técnicas, sendo cada uma referente a um assunto específico.


Dentre os assuntos tratados estão:

· Acesso de viatura na edificação

· Brigada de incêndio

· Iluminação de emergência

· Detecção de incêndio

· Saídas de emergência

· Alarme de incêndio

· Extintores

· Hidrantes e mangotinhos, dentre outros diversos.


Como regularizar minha edificação?


As IT estabelecem critérios que promovem a segurança contra incêndio em edificações e áreas de risco, dispondo de informações detalhadas acerca do uso e disposição dos elementos de proteção no combate e prevenção a incêndio. E é através do cumprimento dessas medidas que é possível obter a Auto Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB).


O AVCB é um documento obrigatório emitido pelo Corpo de Bombeiro, certificando que o local em questão está cumprindo todas as condições de segurança estabelecidas. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), toda edificação de uso coletivo, seja residencial, comercial, industrial etc., deve possuir o AVCB.



Como conseguir minha AVCB


Segundo o CBMMG, para conseguir o documento, o proprietário ou responsável deverá providenciar o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, elaborado por profissional legalmente habilitado. Esses profissionais incluem profissionais da área de Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho. Pode acontecer de em alguns estados ser exigido que o profissional tenha uma especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho.


Consequências da não posse do AVCB


Acima de tudo, o cumprimento das IT e a posse do AVCB garantem que os usuários estarão seguros em caso de incêndio. Além disso, o seu não cumprimento faz com que o estabelecimento esteja sujeito a multas, sanções ou até mesmo interdição.


Mais informações sobre este assunto podem ser encontrados no próprio site do Corpo de Bombeiros do seu estado. Não deixe de consultar!


Gostou do nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!

REFERÊNCIAS


CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Instruções Técnicas. Disponível em: http://www.bombeiros.mg.gov.br/component/content/article/471-instrucoes-tecnicas.html. Acesso: 05 ago. 2020.


PROLIFE. 10 perguntas fundamentais sobre AVCB que você deveria saber responder. Disponível em: https://prolifeengenharia.com.br/avcb/. Acesso em: 08 ago. 2020.


VERDE GHAIA. Instruções Técnicas dos Bombeiros: o que são e para que servem? Disponível em: https://www.consultoriaiso.org/instrucoes-tecnicas-dos-bombeiros-o-que-sao-e-para-que-servem/. Acesso em: 05 ago. 2020.

45 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +