Aplicação de Lean Manufacturing

Escrito por Lucas Mateus graduando da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)



Figura 1: Lean Manufacturing

Fonte: Talita Bernardes, 2020


Após a segunda guerra mundial e o desfasamento da economia japonesa, o país percebeu que a metodologia de gestão fordismo não a servia mais. Nesse sentido, em busca de um sistema que pudesse reestabelecer as diretrizes de produção do país, a lean manufacturing foi desenvolvida. Esse sistema de gestão tem a finalidade de otimizar a produção, melhorar a qualidade e minimizar o tempo e os recursos necessários.


Aplicação do Lean Manufacturing na construção civil


Essa metodologia começou a ser aplicada pela Toyota, principalmente na área automotiva. Porém, dado ao sucesso posterior de sua aplicação, diversas outras grandes empresas começaram a adotar o sistema, como a Dell e a Embraer. Porém, como essa metodologia poderia ser aplicada na construção civil? Com base nos princípios do Lean Manufacturing, pode-se obter os seguintes benefícios:

  • Agregar valor ao projeto: é aplicado antes mesmo do início do projeto, onde visa atender as necessidades dos clientes. Isso pode ser feito por um projeto de viabilidade por meio de uma pesquisa de mercado.

  • Reduzir desperdícios: Os desperdícios que são gerados pelas construtoras são prejudiciais para os clientes e, consequentemente, para os negócios. Nesse sentido, com o uso dessa metodologia, o excesso de recursos é descartado. Normalmente, o primeiro passo para se fazer isso é através da organização das atividades de fluxo.

  • Simplificar e diminuir os erros do processo: A construção civil é gerenciada por diversas etapas e processos, nesse sentido como se trada de um processo linear – uma etapa depende da outra – falhas podem ser cometidas em alguma delas, provocando complicações nas etapas subsequentes. Nesse contexto, excluir etapas desnecessárias é um procedimento adotado pelo lean manufacturing, uma vez que reduz tempo, custos e falhas. Um exemplo para se atingir isso e que é muito utilizado pelas empresas que compartilham dessa metodologia é a terceirização, dessa forma é possível ter um foco maior na atividade principal.

  • Minimizar a taxa de variabilidade: É muito comum a ocorrência de imprevistos nas construções civis. No entanto, esse sistema, com base em um planejamento e cronograma bem estruturado, eles se tornam menos evidentes. Um exemplo que é adotado pelas construtoras é a padronizações dos processos.

  • Ganho de tempo: Com base nos itens anteriormente citados, a otimização do tempo a adquirido, uma vez que, juntamente com a qualidade é alinhado com o pensamento Lean. Isso se dá principalmente por conta do uso de um cronograma estratégico bem elaborado, ganhando tempo, produtividade.


Referências:

O que é Lean manufacturing e como aplicar! (pjufmg.com.br)

Lean Manufacturing: Como aplicar no seu negócio! – Novidá (novida.com.br)

Vantagens e aplicações práticas de Lean na construção civil (prevision.com.br)

Lean Manufacturing: a otimização no canteiro de obras para construção (globaltec.com.br)


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Escrito por Benaya Silva graduanda da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Quem é o engenheiro do futuro? Qual o seu papel? Quais as suas habilidades? Esses e outros questionamento