Aplicação de Lean Manufacturing
Escrito por Lucas Mateus graduando da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Figura 1: Lean Manufacturing

Fonte: Talita Bernardes, 2020
Após a segunda guerra mundial e o desfasamento da economia japonesa, o país percebeu que a metodologia de gestão fordismo não a servia mais. Nesse sentido, em busca de um sistema que pudesse reestabelecer as diretrizes de produção do país, a lean manufacturing foi desenvolvida. Esse sistema de gestão tem a finalidade de otimizar a produção, melhorar a qualidade e minimizar o tempo e os recursos necessários.
Aplicação do Lean Manufacturing na construção civil
Essa metodologia começou a ser aplicada pela Toyota, principalmente na área automotiva. Porém, dado ao sucesso posterior de sua aplicação, diversas outras grandes empresas começaram a adotar o sistema, como a Dell e a Embraer. Porém, como essa metodologia poderia ser aplicada na construção civil? Com base nos princípios do Lean Manufacturing, pode-se obter os seguintes benefícios:
Agregar valor ao projeto: é aplicado antes mesmo do início do projeto, onde visa atender as necessidades dos clientes. Isso pode ser feito por um projeto de viabilidade por meio de uma pesquisa de mercado.
Reduzir desperdícios: Os desperdícios que são gerados pelas construtoras são prejudiciais para os clientes e, consequentemente, para os negócios. Nesse sentido, com o uso dessa metodologia, o excesso de recursos é descartado. Normalmente, o primeiro passo para se fazer isso é através da organização das atividades de fluxo.
Simplificar e diminuir os erros do processo: A construção civil é gerenciada por diversas etapas e processos, nesse sentido como se trada de um processo linear – uma etapa depende da outra – falhas podem ser cometidas em alguma delas, provocando complicações nas etapas subsequentes. Nesse contexto, excluir etapas desnecessárias é um procedimento adotado pelo lean manufacturing, uma vez que reduz tempo, custos e falhas. Um exemplo para se atingir isso e que é muito utilizado pelas empresas que compartilham dessa metodologia é a terceirização, dessa forma é possível ter um foco maior na atividade principal.
Minimizar a taxa de variabilidade: É muito comum a ocorrência de imprevistos nas construções civis. No entanto, esse sistema, com base em um planejamento e cronograma bem estruturado, eles se tornam menos evidentes. Um exemplo que é adotado pelas construtoras é a padronizações dos processos.
Ganho de tempo: Com base nos itens anteriormente citados, a otimização do tempo a adquirido, uma vez que, juntamente com a qualidade é alinhado com o pensamento Lean. Isso se dá principalmente por conta do uso de um cronograma estratégico bem elaborado, ganhando tempo, produtividade.
Referências:
O que é Lean manufacturing e como aplicar! (pjufmg.com.br)
Lean Manufacturing: Como aplicar no seu negócio! – Novidá (novida.com.br)
Vantagens e aplicações práticas de Lean na construção civil (prevision.com.br)
Lean Manufacturing: a otimização no canteiro de obras para construção (globaltec.com.br)
Posts recentes
Ver tudoEscrito por Gabryella Lucas Azevedo, bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e graduanda em Engenharia Civil pela mesma instituição. De