ANOTA AÍ: 3 recursos computacionais que auxiliam na análise de estabilidade de um talude/encosta

Atualizado: Set 12

Escrito por Isamara Coelho Neves, Júlia Araújo Camargo e Karolayne Gonçalves Cota sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


O deslizamento se dá pelo desprendimento e transporte do solo ou das rochas. Também fazem parte do andamento natural da formação da terra e são associados a fenômenos naturais como a variação climática (FARIA, 2006). Acontece que, quando existe a ocupação humana e o incidente ocorre, os resultados podem ser desastrosos. Em uma situação de deslizamento, casas inteiras, rodovias e tudo o que estiver no caminho pode ser levado encosta abaixo ou acabar soterrado.


Assim, com o passar do tempo ferramentas foram desenvolvidas para minimizar os acontecimentos de diversos tipos de desastre. Entre elas encontram se os softwares: Rocscience, GEO5, Slop/w. Estes podem ser citados como ferramentas que irão auxiliar na tomada de decisão dos profissionais envolvidos.

1. Estabilidade de talude - GEO5


O programa tem como principal função permitir a análise da estabilidade de taludes. Ele faz a consideração de que a superfície de deslizamento é circular e comumente é utilizado para o controle de estabilidade de taludes (estruturas de reforço ancoradas, estacas e aterros). Possui diversas funções, dentre elas estão à análise de parâmetros efetivos e totais de solos e lidar com a estratificação do solo.

Figura 1 – Software GEO5

Fonte: Fine, 2020.

2. Rocscience

Os softwares da Rocscience têm diversas utilidades. Um dos exemplos que podem ser citados é para à análise de estabilidade de encostas, ele oferece ao profissional que o utiliza importantes funcionalidades para criar e editar modelos simples ou complexos, auxiliando na identificação dos pontos de infiltração, elementos finitos e águas subterrâneas.

Figura 2 - Software Rocscience

Fonte: Tyerra e Tecnologia, 2016.

3. Geo-Slope SLOPE/W - Análise de Estabilidade de Declives


O programa faz análises de diversos tipos de problemas, variando dos mais complexos aos mais simples. Ele consegue verificar os declives, condições de pressão de poros de água, propriedades de solo, métodos de análise e condições de carga e sobrecarga. Com essa variação de características compreensíveis, SLOPE/W se torna muito útil resolvendo os problemas de estabilidade de declive, problemas esses que podem ser encontrados em projetos de geotecnia, engenharia civil e de minas, por exemplo (GEO-SLOPE, 2018).


Figura 3 - Software Geo-Slope

Fonte: Civilax, 2018.


Gostou no nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS


COMO utilizar a tecnologia para analisar estabilidade de encostas. L3 Software, 2020. Disponível em: https://l3software.com.br/softwares/como-utilizar-a-tecnologia-para-analisar-estabilidade-de-encostas/. Acesso em: 16 jul. 2020


DESCRIÇÃO do software - Geo-slope SLOPE/W. OBS Software, 2020. Disponível em: https://www.osbsoftware.com.br/produto/geo-slope-slope-w. Acesso em: 16 jul. 2020.


FARIA, Caroline. Deslizamento de Terra. Disponível em: https://www.infoescola.com/geologia/deslizamento-de-terra/. Acesso em: 16 jun. 2020.


GEO5 - Estabilidade de taludes. Fine Software, 2020. Disponível em: https://www.finesoftware.com.br/software-para-geotecnia/estabilidade-de-taludes/. Acesso em: 16 jul. 2020.


GEO-SLOPE - GeoStudio 2018. Blog Civilax, 2018. Disponível em: https://www.civilax.com/geo-slope-geostudio-2018-r2-v9-1-1-16749/. Acesso em: 16 jul. 2020.

84 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +