ANOTA AÍ: 3 categorias básicas de projeto de pavimentos permeáveis

Atualizado: Set 12

Escrito por Karolayne Gonçalves Cota sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


Um dos principais problemas ambientais atualmente é a grande quantidade de concreto e asfalto presente nas cidades, tornando o ambiente cada vez mais impermeável, sobrecarregando os sistemas de drenagem existentes. A água das chuvas não conseguem penetrar no solo, impedindo o reabastecimento natural dos lençóis freáticos e intensificando a ocorrência de enchentes e alagamentos.


Dentre as alternativas que procuram devolver ao solo as condições originais de retenção do escoamento e diminuir os problemas de inundações urbanas está o pavimento permeável, que permite que o escoamento superficial seja desviado através de uma superfície permeável para dentro de um reservatório, por onde infiltra através do solo, podendo sofrer evaporação ou atingir o lençol freático.


Figura 1 - Pavimento permeável

Fonte: SOLUÇÕES PARA CIDADES, 2013.


Segundo Schueler (1987, apud VIRGILIIS, 2009), o projeto de pavimentos permeáveis pode se encaixar em três categorias básicas:

  • Sistema de infiltração total: aqueles cujo único meio de saída é através da infiltração no solo. Neste, o dimensionamento das camadas de base e sub-base deve ser tal que armazene o volume de uma chuva de projeto subtraído do volume que infiltra diretamente.

  • Sistema de infiltração parcial: quando o solo do subleito não possui boa taxa de infiltração. Um sistema de drenagem deverá ser executado para promover a coleta da água que deixa de infiltrar.

  • Sistema de infiltração para controle da qualidade da água: este sistema é utilizado para recolher o volume inicial do escoamento superficial que trás consigo a maior concentração de poluentes como a poluição difusa dos detritos espalhados aleatoriamente por toda a bacia hidrográfica e coletados para o sistema.

Dentre as principais vantagens da utilização dos pavimentos permeáveis, destacam-se:


• Melhoria na segurança e conforto pois há redução na formação de poças de água e consequente melhoria da aderência;

• No caso de pavimentos de infiltração, observam-se ganhos ambientais, com a possibilidade de recarga de reservas subterrâneas;

• No caso de pavimentos porosos, ocorre a melhoria da qualidade das águas por ação de filtração no corpo do pavimento;

• Destacam-se benefícios financeiros, associados à redução das dimensões do sistema de drenagem de jusante.

Gostou do nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS


ACIOLI, L. A. Estudo experimental de pavimentos permeáveis para o controle do escoamento superficial na fonte. 2005. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5843/000521171.pdf. Acesso em: 05 set. 2020.


A. L. C. de. Guia completo do módulo fotovoltaico. 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-08092010-122549/publico/Dissertacao_Afonso_Luis_Correa_de_Virgiliis.pdf. Acesso em: 05 set. 2020.


BOTTEON, L. M. Desenvolvimento e caracterização de concreto permeável para utilização em blocos intertravados para estacionamentos. 2017. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5255/1/LET%C3%8DCIA%20MACHADO%20BOTTEON%20111.37.017.pdf. Acesso em: 05 set. 2020.


SOLUÇÕES PARA CIDADES. Projeto técnico: pavimento permeável. 2013. Disponível em: http://www.solucoesparacidades.com.br/wp-content/uploads/2013/10/AF_Pav%20Permeavel_web.pdf. Acesso em: 05 set. 2020.


VIRGILIIS, A. L. C de. Procedimentos de projeto e execução de pavimentos permeáveis visando retenção e amortecimento de picos de cheias. São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-08092010-122549/publico/Dissertacao_Afonso_Luis_Correa_de_Virgiliis.pdf. Acesso em: 05 set. 2020.

26 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +