ANOTA AÍ: Quatro vantagens das estruturas metálicas

Atualizado: Set 26

Escrito por Isamara Coelho Neves, Júlia Araújo Camargo e Karolayne Gonçalves Cota sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


Diante dos avanços tecnológicos na área construtiva, a construção civil vem buscando alternativas eficientes e duráveis, visando ao aumento da produtividade, qualidade e consequente redução dos custos de construção. Diante dessas necessidades é que entram as construções em aço, ou seja, as estruturas metálicas.

Figura 1 - Estrutura metálica

Fonte: TEL - Estruturas metálicas, 2020.


As propriedades do aço são essenciais no ramo de estruturas metálicas, visto que o projeto e a execução são baseados nelas. Dentre as principais propriedades do aço estão a dureza, onde a superfície do material oferece resistência à penetração de uma peça com dureza maior, e a ductilidade, que é a capacidade que o material tem de ser deformado sob ação de uma carga antes de romper-se, podendo evitar acidentes na construção.


Apesar do Brasil ser um dos maiores fabricantes mundiais de aço ele ainda se encontra bastante atrasado no emprego de estruturas metálicas, se comparado ao potencial da indústria brasileira. Entretanto, recentemente o país finalmente tem despertado para o uso deste tipo de estrutura e para o mercado da construção civil industrializada.


Como exemplo nacional, dentre as obras prediais executadas com estruturas metálicas, pode-se citar o Hotel Internacional de Guarulhos – S.P. da rede Caesar Park.

Figura 2 - Fachada do Caesar Park - Hotel Internacional de Guarulhos

Fonte: Hotelaria e Hospitalidade, 2011.

No que diz respeito às vantagens, Chaves (2007) afirma que o processo para construção em estruturas metálicas se destaca devido ao aço ter maior resistência mecânica se comparada a outros materiais, o que contribui para que este seja um dos processos construtivos mais velozes e que suporta os maiores vãos. Por esse motivo é que essa alternativa estrutural é muito utilizada, principalmente, em indústrias e supermercados que precisam de grandes vãos e velocidade na execução.


Almeida (2017) cita que a rapidez talvez seja a característica mais visível das estruturas de aço e que normalmente mais impressiona as pessoas. O seu uso pode reduzir em até 40% o tempo de execução quando comparado com os processos convencionais, principalmente devido ao fato de serem usadas peças pré-fabricadas, à possibilidade de se trabalhar e à diminuição de fôrmas e escoramentos (CORTES et al., 2017).


Outro ponto importante é que o aço pode ser reciclado em sua totalidade sem perder nenhuma de suas qualidades. Devido a suas propriedades magnéticas, que não são encontradas em nenhum outro material, o aço é facilmente separado de outros materiais, possibilitando elevados índices de reciclagem (ALMEIDA, 2017).


A grande flexibilidade dessas estruturas também despertam grande interesse, motivo principal para a grande utilização das estruturas de aço em indústrias, onde os processos são muito dinâmicos e há constante necessidade de alterações.


Além disso, a grande resistência do aço às solicitações é uma importante vantagem, pois possibilita que os elementos estruturais tenham menor dimensão e capacidade de vencer grandes vãos, o que permite a execução de construções versáteis do ponto de vista arquitetônico.


Por causa dessas e ainda outras vantagens, as estruturas metálicas vem sendo muito utilizadas em ginásios, hangares, terminais rodoviários e aeroviários, pavilhões, telhados, passarelas, pontes, garagens, depósitos, lojas, entre outros.

Gostou do post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS


ALMEIDA, W. R. Utilização de sistemas estruturais metálicos no atual cenário da construção civil brasileira: estudo de caso para a montagem de estrutura e cobertura de galpão industrial de médio porte. Curitiba, 2017. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/15129/1/CT_GEOB_XXIII_2017_35.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.


CHAVES, M. R. Avaliação do desempenho de soluções estruturais para galpões industriais leves. Ouro Preto, 2007. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6037/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Avalia%C3%A7%C3%A3oDesempenhoSolu%C3%A7%C3%B5es%20.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.


CORTEZ, L.A. R. da; MACIEL, C. A. S. dos; SANTOS, P. B.; LIMA, R. T.; SANTOS, T. M. F. dos; NASCIMENTO, M. M. G. do. USO das estruturas de aço no Brasil. Alagoas, 2017. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/5215. Acesso em: 18 set. 2020.


Hotelaria e hospitalidade. O luxo do Caesar Park, hotel Guarulhos- São Paulo. 2011. Disponível em: https://hotelariahospitalidade.blogspot.com/2011/12/o-luxo-do-caesar-park-hotel-guarulhos.html. Acesso em: 18 set. 2020.


RODRIGUES, R. A. O uso das estruturas metálicas na construção civil. Patos de Minas, 2017. Disponível em: https://www.finom.edu.br/assets/uploads/cursos/categoriasdownloads/files/20181017161001.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.


TEL- Estruturas metálicas. Venda de estruturas metálicas. Disponível em: https://www.telestruturasmetalicas.com.br/venda-de-estruturas-metalicas. Acesso em: 18 set. 2020.

26 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +