ANOTA AÍ: Camadas que compõe o telhado verde
Escrito por Igor Mateus Pimentel sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.
O telhado verde é uma solução arquitetônica que basicamente consiste na aplicação de vegetação sobre a cobertura de uma determinada edificação. Porém, para isso, é necessário que essa vegetação seja aplicada sobre uma sequência de camadas que tem a finalidade de impermeabilizar a laje da cobertura e drenar a água decorrente da precipitação da chuva.
Do ponto de vista da arquitetura esta tecnologia permite proporcionar à edificação um melhor conforto térmico e acústico, impedindo que o calor e sons entrem no ambiente interno. Outro ponto positivo é a estética desse tipo de telhado, capaz de embelezar as edificações e as cidades. A imagem abaixo mostra um telhado verde aplicado numa edificação residencial.
Figura 1: Telhado verde em uma residência

Fonte: TUA CASA
Já com relação a questão ambiental, existem também uma série de vantagens proporcionada pelo telhado verde. Sua aplicação permite melhorar os problemas de enchentes nos grandes centros por possibilitar a drenagem da água e evitar o escoamento superficial. Além disso, existe outros benefícios como redução do efeito das ilhas de calor, diminuição da poluição, dentre outros.
Para garantir a eficiência do telhado verde e evitar que este apresente problemas como infiltração, é necessário que sua execução apresente as seguintes camadas:
Laje: A laje será responsável por receber as cargas do telhado e deverá apresentar uma inclinação mínima de 2% para garantir a drenagem da água.
Membrana à prova d’água: A membra impermeabilizante apresenta a função de impedir a infiltração da água para edificação.
Barreira contra raízes: Essas barreiras evitam que as raízes da planta penetrem a impermeabilização e causem infiltração na laje da edificação.
Sistema de drenagem: Esse sistema possui características porosas e tem a função de absorver o excesso de água das plantas e direcioná-las ao sistema de água pluviais.
Tecido Permeável: Permite somente a passagem dá água para o sistema de drenagem.
Terra: A terra é o substrato necessário para o cultivo da cultura (planta) escolhida para o telhado verde.
Vegetação: Trata-se das plantas a serem plantadas nos telhados. O tipo de cultura a ser escolhida depende do sistema adotado para o telhado verde. Basicamente existem dois tipos de sistema, o extensivo (baixa manutenção e uso de culturas nativas) e intensivo (alta manutenção e uso de uma variedade maior de culturas).
Gostou do post?!
Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!
REFERÊNCIAS
BALDESSAR, S. M. N. Telhado verde e sua contribuição na redução da vazão da água pluvial escoada, 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Construção Civil) – Setor de tecnologia, Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2012
TUA CASA. Telhado verde: conheça 60 projetos e veja como funciona esta cobertura. Disponível em: https://www.tuacasa.com.br/telhado-verde/
Posts recentes
Ver tudoEscrito por Gabryella Lucas Azevedo, bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e graduanda em Engenharia Civil pela mesma instituição. De