GRANDES ESTRUTURAS:“Aluízio Campos” o maior conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida

Atualizado: Set 12

Escrito por Jayne Francielle Santana Gurgel e Luiz Henrique Lopes Vieira sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


Considerado o maior empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida e o maior conjunto habitacional do Brasil, o Complexo Habitacional Aluízio Campos (Figura 1) foi inaugurado em 11 de novembro de 2019 em Campina Grande no nordeste brasileiro.


Figura 1 – Conjunto habitacional Aluízio Campos

Fonte: PORTALCORREIO, 2020.


O empreendimento foi contratado no âmbito do subprograma Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O Governo Federal e a prefeitura da cidade investiram cerca de 233,7 milhões e 1,7 milhão de reais respectivamente para a melhoria das condições de vida e moradia da população.


O residencial conta com 3.012 casas e 1.088 apartamentos destinados às famílias com renda mensal de até 1,8 mil reais e foi construído para abrigar mais de 16 mil famílias. As casas possuem área de 43,34 m² cada, já os apartamentos, 48,52 m². Cada imóvel foi dividido em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, tudo para o melhor conforto das pessoas que habitam o local.


Para abrigar de forma integral as famílias contempladas, estão presentes equipamentos públicos de interesse social. Foram construídas três creches, duas escolas de ensino fundamental, duas Unidades Básicas de Saúde da Família, duas academias da saúde e um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).


Foram disponibilizados para a população as atividades do CRAS, o Programa Criança Feliz, que realiza o acompanhamento em domicílio de crianças de 0 a 3 anos e de 0 a 6 anos (com deficiência) bem como das gestantes. Saneamento básico completo, coleta de lixo programada desenvolvida especialmente para o local e o Programa Recicla Campina foram implementados a fim de promover a conscientização sobre a importância e a participação da comunidade quanto à reciclagem de resíduos sólidos e rejeitos. Além de ganhar um Jardim Botânico, o Complexo conta com o projeto “Minha Árvore” para estimular a população na conscientização da preservação ambiental e ainda recebeu duas linhas de transporte coletivos para melhor atender aos mutuários.


Assim, o maior conjunto habitacional do Brasil oferece a toda a população de Campina Grande conforto, qualidade de vida e infraestrutura básica de sobrevivência, oferecendo aos contemplados a oportunidade única de ter um imóvel próprio em seu nome, realizando de tal forma, o sonho da casa própria.


REFERÊNCIAS


BRASIL - Ministro visita maior conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida

Disponível em: https://www.mdr.gov.br/ultimas-noticias/5905-ministro-visita-maior-conjunto-habitacional-do-minha-casa-minha-vida. Acesso em: 20 jul. 2020.

Obra do Aluízio Campos, maior conjunto habitacional do MCMV, avança até dezembro. Disponível em: http://www.convisao.com.br/publicacao/sites/cnc/2017/2017_03/materias/601018_210221/materia.htm. Acesso em: 20 jul. 2020.

Prefeitura de Campina Grande entrega nesta segunda conjunto Aluízio Campos Disponível em: https://campinagrande.pb.gov.br/prefeitura-de-campina-grande-entrega-nesta-segunda-conjunto-aluizio-campos/. Acesso em: 20 jul. 2020.


Secretaria convoca famílias para cadastro de reserva do Aluízio Campos: Disponível em: https://portalcorreio.com.br/secretaria-familias-aluizio-campos/. Acesso em: 20 jul. 2020.

45 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +