ALGO DE ERRADO NÃO ESTÁ CERTO: acessibilidade na construção
Atualizado: 12 de set. de 2020
Escrito por Igor Queiroz de Souza, Jayne Francielle Santana Gurgel e Luiz Henrique Lopes sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.
No ramo da construção civil, a norma técnica NBR 9050 é conhecida por trazer critérios e parâmetros para instalação de equipamentos e adaptação de espaços urbanos, de forma a se tornarem acessíveis para todas as pessoas.
NBR é a sigla para a expressão Norma Brasileira. Todas as regulamentações nacionais precisam ser aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Mas o que são as normas técnicas?
Segundo a definição internacional da norma diz que é um “documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto”.
No que diz respeito a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, a ABNT NBR 9050:2004 apresenta as regulamentações que deverão ser dotadas.
Acessibilidade pode ser descrita como o ato de tornar possível as pessoas com quaisquer limitações, permanentes ou temporárias, o exercício de sua autonomia. O direito de ir e vir, por exemplo, depende da acessibilidade na construção civil.
No quadro de hoje “Algo de errado não está certo”, apresentamos uma escada com largura superior à 2,40 m sem a presença de corrimão intermediário, uma vez que o uso deste tipo de corrimão é obrigatório em escadas com largura superior a 2,40 m.
Figura 1 - Escada com largura superior a 2,40 m

Fonte: MAPA DA OBRA, 2018.
Nesse contexto, a NBR supracitada, menciona no item 6.7.1.8, p. 47, que escadas ou rampas com largura superior a 2,40 m, é necessária a instalação de corrimão intermediário. Além disso, destaca-se para as situações que há a presença de patamar, de modo que, o corrimão somente deverá ser interrompido quando o comprimento do patamar for superior a 1,40 m, garantindo o espaçamento mínimo de 0,80 m entre o término de um segmento e o início do seguinte.
Gostou do nosso post?!
Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2004. Rio de Janeiro, 2004.
MAPA DA OBRA. Três erros comuns na construção de escadas. Mapa da Obra: maio 2018. Disponível em: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/construcao-de-escadas/. Acesso em: 13 jun. 2020.
MOBUSS CONSTRUÇÃO. Construções do futuro: como a NBR 9050 tem trazido acessibilidade ao setor. Mobuss Construção: fev. 2018. Disponível em: https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/nbr-9050-acessibilidade-na-construcao/. Acesso em: 14 jun. 2020.
Posts recentes
Ver tudoEscrito por Gabryella Lucas Azevedo, bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e graduanda em Engenharia Civil pela mesma instituição. De