Algo de errado não está certo: acessibilidade na construção

Atualizado: Jun 18

Escrito por Igor Queiroz, Jayne Gurgel e Luiz Henrique Lopes sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.

No ramo da construção civil, a norma técnica NBR 9050 é conhecida por trazer critérios e parâmetros para instalação de equipamentos e adaptação de espaços urbanos, de forma a se tornarem acessíveis para todas as pessoas.


NBR é a sigla para a expressão Norma Brasileira. Todas as regulamentações nacionais precisam ser aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Mas o que são as normas técnicas?


Segundo a definição internacional da norma diz que é um “documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto”.


No que diz respeito a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, a ABNT NBR 9050:2004 apresenta as regulamentações que deverão ser dotadas.


Acessibilidade pode ser descrita como o ato de tornar possível às pessoas com quaisquer limitações, permanentes ou temporárias, o exercício de sua autonomia. O direito de ir e vir, por exemplo, depende da acessibilidade na construção civil.


Na série de hoje “Algo de errado não está certo”, apresentamos uma escada com largura superior à 2,40 m sem a presença de corrimão intermediário, uma vez que o uso de corrimão intermediário é obrigatório em escadas com largura superior a 2,40 m.


Figura 1 - Escada com largura superior a 2,40 m

Fonte: CIMENTOS, Votorantim.


Nesse contexto, a NBR supracitada, menciona no item 6.7.1.8, p. 47, que escadas ou rampas com largura superior a 2,40 m, é necessária a instalação de corrimão intermediário. Além disso, destaca-se para as situações que há a presença de patamar, de modo que, o corrimão somente deverá ser interrompido quando o comprimento do patamar for superior a 1,40 m, garantindo o espaçamento mínimo de 0,80 m entre o término de um segmento e o início do seguinte.


Gostou do nosso post?


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!

REFERÊNCIAS


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2004. Rio de Janeiro, 2004.


CIMENTOS, Votorantim. Três erros comuns na construção de escadas. Disponível em: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/construcao-de-escadas/. Acesso em: 13 jun. 2020.


CONSTRUÇÕES do futuro: como a NBR 9050 tem trazido acessibilidade ao setor. Mobuss construção, fev. 2018. Disponível em: https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/nbr-9050-acessibilidade-na-construcao/. Acesso em: 14 jun. 2020.

0 visualização

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +