Acabamento da obra: por onde começar?

Atualizado: Abr 18

Escrito por Jayne Francielle Santana Gurgel sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.


A fase de acabamento de uma construção é o momento mais esperado pelos proprietários, que finalmente poderão ver a obra tomar forma e ficar do jeito que eles imaginaram, pois é a etapa final da obra, em que são instalados os pisos e revestimentos, é feita a pintura e são instalados metais e louças. Porém, também é uma fase um pouco difícil, onde há uma preocupação relacionada, principalmente, aos custos dos materiais (que são elevados e variam bastante de um produto para outro), à aparência e o fator estético.


Outro ponto que merece atenção na fase de acabamento é na escolha de profissionais eficientes e capacitados para cada um dos serviços, como o marceneiro, pintor, gesseiro, azulejista, entre outros. Tais profissionais devem prestar um serviço de qualidade, de forma a evitar desperdícios de materiais e acabar ultrapassando o planejamento orçamentário proposto para a obra em questão.


Realizar um bom acabamento na obra é fundamental para garantir a beleza, elegância e funcionalidade da construção. No entanto, se mal feito, pode comprometer a qualidade do projeto e frustrar o proprietário.


Para que a última fase da obra seja feita com sucesso e o resultado final fique perfeito é necessário seguir uma ordem de realização dos serviços no momento de execução para cumprir o cronograma.


Verifique algumas dicas dos primeiros passos a serem realizados e conquiste o acabamento ideal para que sua obra fique do jeito que sonhou.


1° Inicie a colocação de pisos, azulejos, soleiras e pingadeiras: Apresente para os profissionais da execução, os produtos escolhidos e os detalhes importantes para evitar erros após a instalação.


2° Rejunte: Dica -> Caso seu rejunte seja de cor clara no piso, forre a área para evitar que ele escureça com a sujeira da obra.


3° Bancadas, gesso e esquadrias: Depois de finalizado o assentamento da cerâmica começa a instalação do forro de gesso, molduras, bancadas e esquadrias.


4° Pintura: Após tudo instalado, inicie a pintura aplicando a massa corrida nas paredes. Depois de finalizado esse processo e secagem total, faça a aplicação da tinta em cada ambiente.


5° Iluminação: Dica -> Deixe a última mão de tinta no teto depois de todas as luminárias instaladas, assim possíveis marcas da instalação podem ser corrigidas.


6° Metais e louças: Após todos os processos acima finalizados, inicie a instalação dos metais e louças, para evitar que sejam danificados durante a obra.


Com esses cuidados você terá o acabamento perfeito e sua casa estará pronta para receber os móveis!


Gostou do nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!

0 visualização

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +