ABC DA ENGENHARIA: HSP - Hora de Sol Pleno

Atualizado: Set 12

Escrito por Isamara Coelho Neves, Júlia Araújo Camargo e Karolayne Gonçalves Cota sob orientação dos professores Alcino de Oliveira Costa Neto e Iara Ferreira de Rezende Costa.

Um dos requisitos básicos a ser considerado para o dimensionamento de um sistema fotovoltaico é o potencial energético do local onde ele será instalado, que é definido com base no cálculo da radiação solar.


Entretanto, para essa estimativa da capacidade produção de energia, é comum ignorar alguns efeitos de irradiância instantânea e trabalhar com as totalidades convertidas em intervalos de horário. Nesse sentido, o número de Horas de Sol Pleno (HSP) é uma grandeza que reflete o número de horas em que a irradiância solar deve permanecer igual a 1 kW/m².


A partir da seguinte equação é possível encontrar o valor de HSP.


Se considerarmos um caso hipotético de uma região com irradiância média diária de 5,42 kWh/m², através da equação acima seria possível determinar que o número de horas em sol pleno é igual a 5,42 horas, ou seja, aproximadamente igual a 5 horas e 25 minutos de energia acumulada.


As HSP podem ser classificadas em: i) dia ensolarado ou de céu claro que corresponde a irradiância máxima do local; ii) dia de céu nublado com: horas de sol, horas de chuva e horas com sombreamento por nuvens com irradiância parcial; e por último iii) dia chuvoso que corresponde a chuva durante todo o dia, correspondendo à mínima irradiância.


Figura 1 - Exemplo de perfis de radiação solar diária com valores equivalentes de HSP.

Fonte: ANDRADE, 2014.


É importante ressaltar que o cálculo da HSP simplifica, mas não substitui a medição no local.

Gostou do nosso post?!


Curta, comente e compartilhe com os seus amigos!


REFERÊNCIAS


ANDRADE, R. A. de. Análise de viabilidade técnico-econômica da implantação de sistema híbrido solar fotovoltaico - Biomassa conectado à rede de energia elétrica. Goiânia, 2014. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/5213/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Processos%20Sustent%C3%A1veis_Reginaldo%20Alves%20de%20Andrade.pdf. Acesso em 27 ago. 2020.


ENTEC SOLAR. O que é tabela HSP e qual é a tabela do Brasil? 2019. Disponível em: https://blog.entecsolar.com.br/o-que-e-tabela-hsp-e-qual-e-a-tabela-do-brasil/. Acesso em 27 ago. 2020.


OLIVEIRA, L. H. Dimensionamento de uma sistema fotovoltaico residencial conectado à rede de energia. Uberlândia, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23228/1/DimensionamentoSistemaFotovoltaico.pdf. Acesso em 27 ago. 2020.

38 visualizações

Todos os direitos reservados ao Projeto de Extensão Construção +