A Importância do Vidro nas Habitações

Escrito por Marcos Pereira dos Santos, estudante de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)


Todos os avanços da humanidade até os dias atuais devem-se à produção e ao acúmulo de conhecimento. Hoje gozamos dele. No passado isso não foi possível. Começando no ponto zero, o domínio do conhecimento só deuse por meio da observação, das tentativas e dos erros e acontecimentos do cotidiano (EDUCAÇÃO PÚBLICA, 2018). Desse modo, os primeiros seres humanos não tinham opção a não ser vagar pela Natureza em busca de animais e plantas.

Contudo, tudo isso começou a mudar graças a uma das maiores armas das plantas angiospermas: seus frutos. Com a sua coleta, suas sementes eram transportadas a tira colo e, em algum momento, alguém notou algo interessante: a germinação das sementes. Há cerca de 12 mil anos, os seres humanos deram início à agricultura e toda a História mudou a partir desse momento (ÉPOCA, 2016). Novos hábitos foram criados e novas necessidades surgiram.


Figura 1 - O início da agricultura mudou a História

Fonte: TODO ESTUDO. s.d.


Já não era mais preciso levar uma vida nômade para sobreviver. Era preciso fincar suas raízes junto com as das plantas. Era preciso um abrigo para a proteção de suas vidas e dos seus estoques advindos da agropecuária. Disputar cavernas e grutas com outros animais já não fazia mais sentido (ESTUDO KIDS, 2015). As habitações humanas começaram a serem Figura 1 - O início da agricultura mudou a História Fonte: TODO ESTUDO. s.d. construídas a um grande custo: a luz solar não conseguia penetrar dentro das construções e isso limitava o potencial delas.

Quando era dia? Quando era noite? Naquela época essas duas simples perguntas eram extremamente importantes para o cultivo das plantas, a segurança dos rebanhos e o próprio relógio biológico humano, a fim de evitar diversos problemas e doenças (TEIXEIRA, 20--). Era preciso permitir a entrada de luz solar ao mesmo tempo que era preciso evitar a perda de calor e controlar a umidade.

A solução perfeita foi a invenção do vidro. Feito basicamente a partir de sílica, sódio e cálcio, ele é resistente, transparente e fácil de moldar a temperaturas relativamente baixas (DIVINAL VIDRO, 2021). Começou de forma artesanal e como um artigo de luxo – como acontece com toda nova tecnologia até os dias atuais – e, com o avanço da ciência da tecnologia, hoje ele está presente por toda parte.

Na construção civil, o vidro é normalmente empregado em pisos, coberturas, fachadas, divisórias, portas, janelas, escadas e paredes, garantindo interação entre os diversos ambientes, além de garantir amplitude, leveza e visibilidade. Tudo isso faz com que o vidro seja usado desde os projetos mais simples aos mais complexos, que fazem uso dos vidros planos comuns, dos laminados, dos temperados e também dos serigrafados (ANVIDRO, 2021).

Um exemplo curioso do uso do vidro é o Burj Khalifa, em Dubai. É o prédio mais alto do planeta e uma das construções mais tecnológicas já criadas pela humanidade. Construído no clima desafiador do deserto, a construção conta com cerca de 28 mil painéis de vidro, que conferem ainda mais beleza e harmonia a toda a estrutura, com seus 174.000 metros quadrados de vidros Guardian (ANVIDRO, 2021).


Figura 2 - Burj Khalifa

Fonte: VIATOR. s.d.


REFERÊNCIAS:


ANAVIDRO, O vidro na construção civil. Disponível em:https://www.anavidro.com.br/o-vidro-na-construcao-civil/ . Acesso em: 27 set. 2021.


DIVINAL VIDRO. Como é feito o vidro? Conheça o processo de fabricação. Disponível em: https://www.divinalvidros.com.br/blog/como-e-feito-o-vidrofabricacao. Acesso em: 27 set. 2021.


EDUCAÇÃO PÚBLICA. A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/12/a-produo-doconhecimento-na-construo-do-saber-sociocultural-e-cientfico. Acesso em: 27 set. 2021.


ÉPOCA. Quem inventou a agricultura?. Rio de Janeiro. 2016. Disponível em: https://epoca.oglobo.globo.com/vida/noticia/2016/07/quem-inventouagricultura.html. Acesso em: 27 set. 2021.


ESTUDO KIDS. Como surgiram as moradias?. 2015. Disponível em: https://www.estudokids.com.br/como-surgiram-as-moradias/. Acesso em: 27 set. 2021.


TEIXEIRA, Silvana. Saúde: o que é o relógio biológico do organismo, qual a sua função e como controlá-lo. CPT. Disponível em:https://www.cpt.com.br/saude/o-que-e-o-relogio-biologico-do-organismoqual-a-sua-funcao-e-como-controla-lo. Acesso em: 27 set. 2021.

TODO ESTUDO. Disponível em: https://images.app.goo.gl/ftwkbGLg9U6ykoRo7. Acesso em: 27 set. 2021. VIATOR. Disponível em: https://images.app.goo.gl/44zmUjPiVJLpRAgi7. Acesso em: 27 set. 2021.


VIATOR. Disponível em: https://images.app.goo.gl/44zmUjPiVJLpRAgi7. Acesso em: 27 set. 2021


95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Escrito por Benaya Silva graduanda da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Quem é o engenheiro do futuro? Qual o seu papel? Quais as suas habilidades? Esses e outros questionamento